Mesmo sem Brasil e Argentina, no ritmo de 'Copa do Mundo' Eurocopa é palco das despedidas de estrelas mundiais

 Esporte

 

Vitor Fernandes


Sediada este ano na Alemanha teve início na sexta-feira (14) a Eurocopa 2024, competição considerada como uma mini copa do mundo, por contar com as principais seleções mundiais.

 

Claro que poderia ser mais atraente para os brasileiros, com os selecionados do Brasil, Argentina e Uruguai, equipes consagradas pelos títulos mundiais. Afinal, as três equipes juntas somam 10 títulos mundiais.



A taça da Eurocopa 2024, a batalha pela sua conquista levará a intensas disputas no 

campeonato, e que promete muitas emoções - imagem UEFA/divulgação.




Nem por isso, a Europa Copa não promete disputas interessantes. Entram em campo neste ano, 24 seleções na primeira fase, dividida em 6 grupos de quatro. Depois, as duas primeiras seleções de cada grupo, passam para a segunda fase. As quatro melhores que ocupem o terceiro lugar, também continuam na competição, conforme o regulamento. 


Despedida das estrelas 


Especificamente nessa edição alguns fatores precisam ser considerados pelo torcedor. A despedida do meio campista Toni Kroos da Alemanha, que se despedirá dos gramados após o final do torneio.


O jogador escolheu a competição realizada em seu país de origem para encerrar a passagem pelo futebol mundial. Como seria de esperar, Kroos deverá suar a camisa para levantar mais uma taça na temporada, já que conquistou a Champions League com o Real Madrid. 


Especula-se que será a última Euro de Cristiano Ronaldo. O jogador de 39 anos que pode surpreender com a quebra de mais alguns recordes na sua carreira, caso marque nesta edição, se tornando o jogador mais velho a fazer gol na competição europeia. 


Sobre a Eurocopa 


A primeira edição aconteceu em 1960 na França, quando a União Soviética ganhou da Iugoslávia por 2 a 1.


A Alemanha é a seleção que mais participou da competição europeia, marcando presença em dez edições, seguida da Inglaterra com nove. A sediadora da Euro este ano também, junto com a Espanha, são as que mais venceram, ambas com três títulos.


Itália é a atual campeã da competição, Albânia e a Dinamarca são as únicas seleções em que todos os jogadores convocados atuam fora da liga nacional.

 

Ponto de vista 


No nosso ponto de vista, junto com a seleção da Alemanha que joga em casa, França, Portugal e Inglaterra, são as favoritas ao pódio da competição no dia 14 de julho, quando acontecerá a grande final.