Servidores técnicos das universidades públicas em greve tentam negociação com o governo federal

Greve 

Thamires Coelho


Os servidores técnicos das universidades federais brasileiras decidiram, neste mês, iniciar greve por tempo indeterminado, com paralisação das atividades nos Campi universitários.


A categoria iniciou o movimento dia 14 de março, em reunião dos membros da Federação das Associações de Trabalhadores das Universidade Brasileiras (FASUBRA), com participação de representações dos sindicatos de instituições públicas de ensino superior de todo o país.



Faixa do movimento grevista colocada em espaço interno da UFMT Campus Araguaia - 

imagem: Thamires Coelho.




Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf-MT) aprovou a greve em reunião realizada no dia 11 de março. No entanto, ficou decidido pela FASUBRA que a categoria manteria 30% dos serviços essenciais da universidade.


Com início do movimento, a FASUBRA, como representante da categoria, torna-se instância responsável pela negociar de propostas dos grevistas com o governo federal, o qual até o momento não sinalizou diálogo com o movimento quanto às reivindicações, como afirma os servidores.


André Faust representante do Comando de Greve, destaca, contudo, que “é esperado um relatório com uma proposta do governo no dia 1 de abril”.


Propostas da categoria


A categoria tem como eixo central de propostas a reestruturação do plano de cargos e carreiras dos técnicos administrativos, (PCCTAE), incluindo a recomposição salarial. No geral, os servidores técnicos das universidades pública estabelecem suas propostas em dois eixos. 


O chamado específico diz respeito à reestruturação da carreira, reajuste salarial imediato, reposicionamento dos salários dos aposentados, conforme acordos firmados.


O segundo eixo se refere à recomposição orçamentaria das instituições, carga horário de 30 horas, interrupção do ponto eletrônico, paridade nas políticas da universidade, como eleições à reitoria e representações nos órgãos colegiados.