Iramaia de Paulo afirma que sua experiência na pesquisa e do vice, será um trunfo para parcerias em investimentos para a UFMT

Eleições UFMT 


Jhenniffer Muniz 

Os candidatos à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) começam a avaliar o resultado do trabalho realizado no período de campanha, com vista às eleições que ocorrem na próxima quarta-feira (6). Surge a dúvida se haverá segundo turno e quais chapas estariam à frente na corrida eleitoral.


Na reta final, a conversa com o eleitor é considerada estratégica e necessária, com atenção aos que decidem na última hora o voto, o que ocorre somente após avaliação cuidadosa de todas propostas dos postulantes ao cargo político. Neste sentido, a agência Focaia apresenta a terceira entrevista dos candidatos à reitoria da UFMT.


Na entrevista a professora Iramaia Jorge Cabral de Paulo se mostra pragmática em suas propostas, como buscar parcerias fora da UFMT, em contatos com mundo político, “gastar sola de sapato” indo aos campi, de modo a conhecer de perto as suas necessidades para a efetividade da universidade multicampi. Valoriza a experiência acumulada ao longo dos anos, bem como de seu vice, para ampliar parcerias com vista ao desenvolvimento da pesquisa.


Iramaia de Paulo disputa à reitoria da universidade mato-grossense ao lado Professor Alex Neves Junior, como vice-reitor. Os candidatos integram a chapa 4, que tem como lema: “Abrace a UFMT,” sinalizando um trabalho de valorização e união em torno da universidade mato-grossense.

 

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais, Iramaia Jorge tem mestrado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (Espanha). Na UFMT é professora associada, pertencente ao Instituto de Física, do Campus de Cuiabá.



Iramaia de Paulo ao lado do vice, Alex Junior, durante debate entre os candidatos à reitoria, 
realizado no Campus Araguaia no mês de fevereiro - imagem Jhenniffer Muniz.



Como candidata às eleições para a reitoria da UFMT, diante dos desafios da administração da universidade pública, quais as suas principais propostas de gestão para os próximos quatro anos? 

A campanha da Chapa 04, intitulada "Abrace a UFMT", é guiada por um eixo diretor que engloba a Humanização, o Acolhimento, a Eficiência no Ensino, Pesquisa e Extensão, o Respeito à Diversidade em todas as suas dimensões, e a Prestação de Serviços de qualidade para a Sociedade como um todo.


Esse eixo central norteia a construção da Agenda de Trabalho, a qual será implementada desde o primeiro dia após a posse, propondo uma gestão fundamentada no tripé do ensino, pesquisa e extensão, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e as grandes discussões mundiais. 


Alguns itens da nossa agenda. Humanização: melhorar as condições de trabalho para servidores técnicos, docentes e discentes. Reduzir o stress provocado pelas más condições de trabalho, infraestrutura e excesso de burocracia. Aprimorar o diálogo entre a administração superior e a comunidade universitária.


Saúde: viabilizar o término da obra do Hospital Júlio Muller e torná-lo uma referência para operações médicas de alta complexidade. Estabelecer ações em conjunto com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para colocar o novo hospital em pleno funcionamento. Buscar soluções para o atendimento imediato de pessoas nos campi.


Relação com a Sociedade: reestabelecer espaços de vivência para a população dentro dos campi. Apoiar financeiramente projetos de extensão, seja com insumos ou bolsas. 
Desburocratização: substituir os sistemas informatizados da UFMT por outros mais eficientes. Automatizar práticas rotineiras para diminuir a necessidade de abertura de processos.

Comunidade Universitária: valorizar todos os segmentos da comunidade, incluindo aposentados, pensionistas e terceirizados. Para aposentados e pensionistas, será implementado a central de apoio vinculada e reitoria. Incluir os egressos por meio de um programa de estágios inédito.


Espaços de Vivência: investir em museus, conforto térmico, arborização e abastecimento de água de qualidade nos campi. Infraestrutura: Implementar reformas e retomar obras paradas tendo em vista restabelecer condições infraestruturais adequadas para a utilização da comunidade acadêmica.


Segurança: investir em iluminação, vigia remota e presencial, acesso aos campi e articulação com as instâncias de segurança pública. Biossegurança: Cuidar da limpeza, higienização e saneamento dos espaços da UFMT em todos os campi.

Democratização e Transparência: escolher pró-reitores com perfil alinhado com as áreas de atuação da gestão da comunidade universitária. Tornar transparente e descentralizada a destinação dos recursos orçamentários.

Autonomia Energética e Neutralização de Emissão de Carbono: buscar autonomia energética com a ampliação da captação de energia solar. Estabelecer uma política de emissão nula de carbono.


Troca/Integração de Sistemas: trocar os sistemas da UFMT por um sistema integrado certificado nacionalmente. Aliviar a carga burocrática nas coordenações e melhorar a relação com as pró-reitorias.

Central de Estágio: criar um escritório para assessoramento dos cursos na busca de parcerias externas para estágios. Melhoria da Qualidade dos Cursos: desburocratizar os processos de avaliação dos cursos. Investir na qualidade de salas de aula, aulas de campo e bolsas para discentes. Criação de Novos Cursos: articular a discussão sobre a criação de novos cursos aprovados nas unidades. 


Memória e Cultura: investir no centro de memória da UFMT. Fortalecer a presença da universidade nas instancias de cultura local e regional. Divulgação: aprimorar a divulgação das atividades e realizações da UFMT. Implementar uma política efetiva de divulgação.


Essas propostas refletem uma abordagem abrangente e alinhada com os princípios de desenvolvimento sustentável, diversidade e qualidade de serviços à sociedade, consolidando a visão da Chapa Abrace a UFMT para os desafios da administração da universidade nos próximos quatro anos.

Há propostas específicas do candidato/a para o Campus Araguaia quanto, a investimentos nas suas duas unidades? 

A Chapa 04, "Abrace a UFMT", apresenta compromissos específicos com a descentralização de recursos e a promoção da transparência na gestão da UFMT, com foco nas necessidades do Campus Araguaia, [nas suas duas unidades, Barra do Garças] e do Pontal. 

As propostas incluem. Descentralização de Recursos: implementação de mecanismos que permitam a autonomia das unidades na decisão sobre investimentos, manutenção e reformas.

Gestão Financeira: a função de ordenador de despesas será atribuída ao pró-reitor, garantindo maior eficiência na gestão financeira.

Transparência na Gestão: criação de ferramentas online, como um portal da transparência, para disponibilizar detalhes sobre alocação e utilização dos recursos, com relatórios financeiros e orçamentários acessíveis à comunidade acadêmica.

Consulta à Comunidade: estabelecimento de mecanismos regulares de consulta à comunidade do Campus Araguaia para definir prioridades, projetos e alocação de recursos, promovendo uma gestão participativa.


Auditorias Independentes: realização periódica de auditorias independentes para avaliar a eficiência na utilização dos recursos, garantindo prestação de contas e identificando áreas de melhoria.


Capacitação e Sensibilização: promoção de programas de capacitação para a comunidade acadêmica, visando o entendimento sobre gestão de recursos e a importância da transparência.


Em relação às demandas prioritárias que exigem investimentos, a Chapa 04 destaca: o transporte para o Campus: compromisso de viabilizar a aquisição de ônibus adicional e articular com as prefeituras locais a garantia do transporte coletivo adequado aos estudantes.


Aulas de Campo: garantia de todas as aulas de campo previstas nos projetos pedagógicos, buscando doações de ônibus para ampliar a frota e revisar contratos de motoristas.


Fomento à Pesquisa: Implementação de ações de fomento à pesquisa, incluindo editais de publicação, assistência técnica e jurídica, gestão política para abertura de editais e suporte à manutenção de laboratórios.


Central de Estágio: Criação de uma Central de Estágio em todos os campi para promover intercâmbio com instituições públicas e privadas, melhorar a inserção de estagiários no mercado de trabalho e fortalecer a relação com empresas.


Recursos Pedagógicos: Implementação do Plano de Manutenção de Recursos Pedagógicos Fundamentais ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, assegurando condições adequadas para o ensino, pesquisa e extensão.


Compromisso com a luta pelo retorno do 28,86% e com as lutas das Entidades Representativas da categoria; Apoio às reivindicações da comunidade acadêmica, recomposição da insalubridade e periculosidade entre outros.


Conclusão de Obras Inacabadas: Compromisso em finalizar obras pendentes, como o centro de eventos e quadras de areia, com prioridade para a acessibilidade e ambiência saudável.


A Chapa 04 enfatiza que a descentralização dos recursos e a transparência são valores essenciais para fortalecer a autonomia das unidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Campus Araguaia e alinhando-se aos princípios propostos.

Quanto ao orçamento apertado da UFMT, assim como as universidades públicas brasileiras, como pretende buscar recursos no sentido de realizar melhorias na instituição? 

A Chapa 04 "Abrace a UFMT" está ciente do desafio do orçamento limitado da UFMT e tem adotado estratégias proativas para buscar recursos e realizar melhorias na instituição.

As principais abordagens incluem: Interlocução com a Classe Política: a Chapa 04 já está estabelecendo diálogo com parlamentares de diversas orientações ideológicas. Reconhecendo a importância das emendas impositivas, a gestão pretende apresentar projetos de maneira abrangente a todos os parlamentares, buscando apoio para garantir a destinação de recursos do pagador de impostos para a UFMT.

Elaboração de Projetos: consciente da necessidade de apresentar projetos concretos, a gestão buscará criar propostas robustas e alinhadas com as demandas da universidade, otimizando as oportunidades de captação de recursos por meio de emendas parlamentares.


Combate à Evasão: Aumentar a taxa de sucesso acadêmico é identificado como um caminho crucial para incrementar os recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC). A gestão pretende adotar medidas eficazes para reduzir a evasão, garantindo que mais estudantes concluam seus cursos de graduação.


Autonomia Energética: em busca de redução de custos, a gestão propõe a busca por autonomia energética. Essa medida visa eficiência na gestão financeira, contribuindo para aliviar a pressão sobre o orçamento da UFMT. 
Prospecção de editais em órgãos de fomento e parcerias público/privadas e público/público.

Exploração de Recursos Externos: além das emendas parlamentares, a Chapa 04 pretende explorar outras fontes de recursos externos. Isso inclui a prospecção de editais de projetos, estabelecimento de parcerias público-público e público-privada, diversificando a matriz orçamentária da instituição.


Em suma, a Chapa 04 adota uma abordagem abrangente, envolvendo diálogo político, elaboração de projetos consistentes, foco na retenção de estudantes e busca por alternativas de receita, visando enfrentar os desafios do orçamento restrito e impulsionar o desenvolvimento da UFMT.


Iramaia de Paulo em entrevista aos estudantes de Jornalismo da UFMT, Campus Araguaia, 
unidade de Barra do Garças - imagem Jhenniffer Muniz.



Como avalia o futuro da UFMT diante dos desafios da educação pública brasileiras, quanto à inovação e desenvolvimento na pesquisa extensão? 

A Chapa 04 "Abrace a UFMT" enxerga o futuro da UFMT diante dos desafios da educação pública brasileira, especialmente no que diz respeito à inovação e desenvolvimento na pesquisa e extensão, considerando diversos aspectos: Compromisso com a Inovação. A Chapa 04 demonstra um compromisso explícito com a inovação, reconhecendo-a como um elemento fundamental para o avanço da UFMT. Propõe a implementação de ações específicas, como editais de fomento à publicação, assistência técnica e jurídica para projetos de pesquisa, gestão política para abertura de editais em temas críticos, e apoio à manutenção de laboratórios multiusuários.

Fomento à Pesquisa: a Chapa 04 destaca a importância da pesquisa para a melhoria da qualidade dos cursos de pós-graduação. Compromete-se a fortalecer a matriz orçamentária da UFMT, buscando recursos para a implementação de editais de fomento à publicação, suporte técnico para confecção de projetos e manutenção de equipamentos em laboratórios de pesquisa.


Central de Estágio e Intercâmbio: a proposta de criação de uma Central de Estágio, com escritórios em todos os campi, reflete a preocupação em melhorar a inserção dos estudantes e egressos no mercado de trabalho, contribuindo para a inovação na formação acadêmica.


Recursos Pedagógicos e Manutenção de Infraestrutura: a implementação do Plano de Manutenção de Recursos Pedagógicos Fundamentais visa garantir condições adequadas para o ensino, incluindo recursos tecnológicos. Além disso, a preocupação com a conclusão de obras inacabadas demonstra a atenção à infraestrutura, fator essencial para o desenvolvimento acadêmico e da pesquisa.


Diálogo com a Comunidade: a proposta de estabelecer mecanismos regulares de consulta à comunidade acadêmica, para definição de prioridades e alocação de recursos, evidencia a importância do diálogo participativo na construção de um futuro inovador, e alinhado com as necessidades da comunidade acadêmica.


A agenda de Trabalho da Chapa 04 foi construída em parceria com setores diretamente ligados aos temas, demonstrando uma abordagem colaborativa e participativa.

Propostas específicas, como a criação do Complexo Hospitalar Universitário Júlio Muller, foram originadas de grupos de profissionais das áreas envolvidas.

Além disso, a experiência reconhecida da Reitora Iramaia e do Vice-Reitor Alex, tanto nacional quanto internacionalmente, é destacada como um trunfo para estabelecer parcerias e buscar investimentos em órgãos como a CAPES, CNPq e demais agências de fomento. Essa relação dialógica é vista como fundamental para alcançar uma UFMT eficiente no Ensino, Pesquisa e Extensão.

A universidade pública brasileira reconhece que há evasão nos cursos de graduação nos últimos anos, na UFMT em especial a desistência de graduandos é considerada alta. Caso seja eleito, quais medidas devem ser tomadas a curto prazo?


A Chapa 04 Abrace a UFMT entende que os Alunos são a razão de existir de qualquer Instituição de Ensino Superior ou não, já que sem eles não haveria necessidade de Professores e Técnicos.

A Universidade tem meios para, pelo menos, diminuir esta evasão. Para isso basta investir em bolsas a verba do tipo moradia, alimentação, permanência, inclusão digital, transporte etc... a verba destinada pelo PNADE.

Além disso, os alunos precisam se sentir acolhidos de fato pela Administração Superior, ter um ambiente salubre e humanizado para desenvolver suas atividades.

Chega a ser insensatez a diminuição de bolsas ou o congelamento do valor das Bolsas, que cabe à UFMT definir o valor como tem acontecido nos últimos anos. Afinal, o Orçamento é definido a partir da Taxa de Sucesso da Instituição. Em outras palavras, quanto mais alunos concluírem seus Cursos tanto maior será o Orçamento destinado pelo Governo Federal.

Quais as principais propostas apresentadas para os Campi da UFMT, que geralmente manifestam descontentamento com o distanciamento da sede administrativa da universidade?


“Gastar sola de sapato” é um compromisso da Chapa 04 Abrace a UFMT em relação aos quatro Campi da Universidade Federal de Mato Grosso, que receberão o mesmo tratamento da Administração Central, pois para a Chapa 04 a UFMT é uma só e não faz sentido este distanciamento que hoje é realidade mas que deixará de existir.


Nos Campi Araguaia e Sinop há discussão da comunidade sobre emancipação da UFMT, criando universidades independentes, qual a sua posição sobre o assunto? A Senhora é favorável?


Não só nesta, mas em todas as demais questões envolvendo os Campi de SINOP e do Alto Araguaia, a Gestão Abrace a UFMT vai defender a vontade da Comunidade Acadêmica Local.

A emancipação, se a Comunidade assim o quiser, será defendida pela Reitora Iramaia e pelo Vice-Reitor Alex exatamente nos moldes que Docentes, Técnicos e Alunos definirem e ambos envidarão todos os esforços em todos os níveis necessários para que a vontade destas comunidades sejam atendidas.