Disputa das eleições para reitoria da UFMT terá segundo turno entre Evandro e Marluce

Eleições UFMT

Raissa Ali


A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) compareceu, nesta quarta-feira (06), às urnas eleitorais para consulta informal para a escolha do próximo reitor da UFMT. Após a apuração nos quatro Campi da instituição, o resultado indica um segundo turno entre o atual reitor Evandro Silva (chapa 2), e a professora Marluce Souza (chapa 1).

Nas eleições, a candidatura do atual reitor, na busca pela reeleição, obteve na soma geral dos votos, 31,54% e Marluce ficou com 26,34%, em segundo lugar. Em terceiro vem Marcus Silva (chapa 3), com 23,42% e Iramaia de Paulo (chapa 4) com 16,79%.


Votos brancos resultaram em 0,57% e nulos 1,32%. Com comparecimento às urnas de 7005 pessoas, entre professores, servidores técnicos e estudantes, número abaixo da média, considerando que a comunidade acadêmica da UFMT tem aproximadamente 30 mil pessoas.



Comunidade acadêmica durante a votação na UFMT, Campus Araguaia - imagem Jhenniffer Muniz.



O segundo turno das eleições para reitoria da universidade mato-grossense será no dia 2 de abril. Neste intervalo, os candidatos continuam em campanha, com aproximação dos candidatos com a comunidade acadêmica e com as lideranças das chapas que saíram derrotadas.


As negociações entre os representantes das chapas 3 e 4 já devem ter iniciado após a publicação dos resultados oficiais pela comissão eleitoral, que ocorreu ao fim desta tarde.


No Campus Araguaia, o atual reitor também sai na frente na corrida na disputa para se manter no cargo de reitor com 196 votos, seguido Souza com 145 votos. Na sequência, a chapa 4, da professora Iramaia reúne 123 votos, em terceiro lugar. Por fim. a chapa 3, de Marcus Silva fica com 35 votos. Brancos e nulos totalizaram 16 votos.