UFMT e Prefeitura de Barra do Garças publicam recomendações na tentativa de evitar aumento de casos de Covid-19

Covid-19


Pamela Santana

Devido ao aumento de casos de infecção do vírus da covid-19 no estado de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Prefeitura Municipal de Barra do Garças, no Araguaia, lançaram comunicado recomendando medidas de proteção para evitar a propagação da doença. Pandemia ainda está na memória da população brasileira, que entre os anos de 2020 e 2022 conviveu com milhares de mortes. 


Neste momento, apesar da vacinação que foi ministrada ao longo deste período, ainda há alerta de proliferação da doença no país.

  

A universidade mato-grossense recomenda o uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados à todas as unidades administrativas e acadêmicas da instituição. O ofício à comunidade acadêmica foi publicado no dia 2 de fevereiro, com o intuito de minimizar a propagação da doença respiratória aguda nos Campi.

  

A solicitação de medidas para evitar a proliferação da doença da covid-19 é feita aos estudantes, professores, servidores e profissionais contratados. Como consta no documento, é indicado que aqueles que apresentem sintomas relacionados à covid-19 redobrem os cuidados em espaços coletivos, e tomem medidas de segurança “para receber o tratamento adequado”.


UFMT Araguaia e Prefeitura de Barra do Garças recomendam medidas de segurança sanitária, com o objetivo de impedir propagação da covid-19 - Imagem: Pamela Santana.


No site oficial da prefeitura do município de Barra do Garças (MT) há uma nota informativa publicada no dia primeiro de fevereiro, na qual a Secretária de Saúde, Salete Lauermann, afirma que a cidade possuía até o começo do mês 65 casos ativos de covid-19. 

 

A Secretaria de Saúde da cidade recomenda aos barra-garcenses, com sintomas gripais, que adotem medidas de segurança sanitárias, como evitarem contato próximo com outras pessoas, utilizarem álcool em gel e usarem máscara em locais fechados.

 

Todas as vacinas do esquema vacinal contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as 18 as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município, no período matutino das 07h às 11h e vespertino das 13 às 17h, e na UBS Santo Antônio III; o atendimento é realizado até às 23h59. 


Para grupos específicos, a vacina bivalente está disponível no município, indicada para pessoas acima de 60 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas; gestantes e puérperas e crianças acima de 12 anos com comorbidades e que tomaram no mínimo 2 doses. O prazo entre as doses é de 06 meses. 


A vacina Pfizer Baby, indicada para crianças acima de seis meses e abaixo de cinco anos também está disponível e o prazo entre as doses do imunizante é de quatro semanas entre a 1° e 2° dose e de oito semanas entre a 2° e a 3° dose.

 

Para se vacinar, basta comparecer à uma das Unidade de Saúde com o cartão do SUS e o de vacinação. A prefeitura da cidade alerta a população que a imunização é um meio eficaz e seguro para a prevenção de doenças, e é de suma importância estar com o cartão de vacinação em dia.