UFMT Araguaia quer atrair empresários interessados em investir nas lanchonetes do Campus, fechadas há mais de 5 anos

Negócio  

Pamela Santana 

A comunidade acadêmica do Campus Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está desde 2019 sem lanchonetes nas suas unidades, de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Neste período, os servidores da instituição e estudantes precisam recorrer a vendedores ambulantes, os quais exploram oportunidades para aumentar renda na venda de lanches nos intervalos de aula.


Como não há a concessão do serviço legalmente, os produtos comercializados, no interior da universidade, não recebem inspeção de qualidade, embora tenha se tornado comum as filas em torno de bancas montadas nas entradas de alguns blocos do Campus para a compra de lanches. 

Após cinco anos de tentativas de licitação do serviço, na busca de solucionar o problema, para este ano a administração da UFMT decidiu por modificar o edital, tornando possível atrair interessados em oficializar proposta para exploração comercial do espaço público. Como ressalta a instituição, o objetivo é tornar o contrato acessível para as empresas locais, de modo a promover a reabertura das lanchonetes. 



Espaço disponível para a cantina da UFMT Araguaia, unidade Barra do Garças, que estará em
processo de licitação pública para concessão do serviço
 - Imagem: Pamela Santana.


Processo de licitação  

O setor financeiro de Cuiabá é o responsável pelo processo de licitação para o aluguel das cantinas dos quatro Campi, Araguaia, Várzea Grande, Sinop e Cuiabá. 

De acordo com o último edital referente às cantinas postado pela UFMT, existem nove espaços no campus da capital, um em Sinop e um em Barra do Garças, destinados à implantação de cantinas e lanchonetes. Como uma fonte de recursos, os espaços beneficiam o público interno e possibilita acréscimo orçamentário para à instituição.


A publicação do edital e o processo de licitação da concessão pública com vistas à concorrência para assinatura de contratos referentes ao aluguel das cantinas da UFMT é realizada anualmente. Neste ano de 2024, o lançamento do edital referente especificamente ao Campus Araguaia está previsto para o mês de abril. 

Segundo Nasson Alves Batista Júnior, representante do Campus na Comissão de licitação, o processo "está aberto, tem várias etapas e uma comissão fará correções para ver se está dentro das leis, tudo certinho. Então, após aprovação dessa comissão, vai para a parte do edital”.  

No último edital lançado em agosto de 2022, a cantina da unidade universitária de Barra do Garças, com uma área de 18,69 m², possuía um valor de investimento mensal no pagamento do aluguel pelo contratante de, no mínimo, R$463,85, mas não houve empresários interessados no negócio.

  

De acordo com Batista Junior, o próximo edital que deverá ser lançado em abril terá um valor adaptado à realidade local. Segundo ele, “foi feito um estudo de mercado e vamos ter um valor diferente da licitação de antes, a gente está alterando para que tenha interesse das empresas em participarem desta licitação”.