Informação
Maria
Eduarda Bonfim
A
Universidade Federal de Mato Grosso não consegue manter a qualidade de
informações para alguns setores dos Campi do interior, como é o caso do
aplicativo de acesso online do restaurante universitário. Enquanto os
estudantes da capital podem acessar conteúdos detalhados das refeições,
cotidianamente, no Campus Araguaia o aplicativo traz dados incompletos.
Desta forma, a Agência Focaia fez contatos com a área responsável pelo aplicativo na busca de explicação sobre o funcionamento do sistema, conteúdos publicados e disponibilizados para a comunidade acadêmica. Como é o caso da falta de informações sobre o cardápio de refeições servidas no dia a dia pelo RU e de acesso aos créditos de pagamentos feitos pelos estudantes.
Restaurante Universitário do Campus da UFMT Araguaia - imagem Barbara Argolo. |
Conforme destaca, Jean Caminha, Secretário de Tecnologia da Informação (STI), o sistema está em funcionalidade, inclusive permite acesso ao cardápio no Campus Araguaia, entretanto, é necessário o cadastramento pela supervisão do restaurante. “Vamos verificar junto a supervisão do RU do Araguaia as causas do não cadastramento,” afirma.
Ao ser
questionado sobre o saldo financeiro dos estudantes quanto aos créditos para o
RU, ele ressalta que existe uma dificuldade técnica na integração das bases de
dados, utilizados no Campus Araguaia com o Campus de Cuiabá. No entanto,
caminha informa que esse problema está na lista de atividades da STI, na busca
de soluções.
Ele adianta que a falta das informações sobre o cardápio pode ser resolvida em breve no
sistema. Isto porque, a interface do sistema está pronta e, para tanto, só
necessita atualização dos dados. Quanto ao acesso pelo aplicativo referente ao
saldo, vai demorar um pouco mais, avalia, indicando como previsão de correção até é junho
deste ano.
O
secretário do STI acrescenta que o setor de tecnologia da UFMT está trabalhando
no desenvolvimento de uma carteira de identificação eletrônica do estudante que
seja inteligente para provar acesso aos serviços da universidade e identificar
os alunos fora da instituição, sem entrar em detalhes. Caminha relata ainda que
o principal objetivo do STI é que o aluno consiga resolver toda sua vida
acadêmica apenas utilizando o aplicativo.
Quanto às informações sobre o cardápio do restaurante universitário do Campus Araguaia, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) passou a realizar publicações diariamente sobre as refeições do dia pelas redes sociais.