Estudante de 60 anos conquista vaga para o curso de Direito na UFMT Araguaia em 2º lugar entre os aprovados

Calouros

 

Wanessa Barbosa

Thamires Coelho 


No último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a conquista de uma vaga para o curso de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Araguaia, gerou repercussão na mídia regional e nacional. A estudante Júlia Rodrigues de Paulo Barbosa, de 60 anos, nordestina do Maranhão, atualmente residindo em Brasília, foi aprovada em segundo lugar na seleção de vagas, e não vê a hora de se mudar para a cidade de Barra do Garças, que fica a 516 km de Cuiabá, para dar início aos estudos. 

Em entrevista à Agência Focaia, afirma que o acesso ao curso superior sempre foi um desejo, um sonho. Ao longo da vida, dedicou com determinação para se tornar uma profissional do Direito. Ela acrescenta que sua motivação, no entanto, iniciou com o incentivo e ajuda da filha Stephanie de Paula.

“Sempre quis isso para mim, sempre sonhei. E também fui motivada muito pela minha filha, porque ela vê meu interesse. Então, ela falou: 'não mãe, a senhora tem vontade, então vamos lá, vou lhe ajudar'. Me escreveu e eu comecei a ver que pode virar realidade esse sonho, né? Mas é um sonho meu, ter uma gana para o direito.”

“Gosto muito de ler Constituição, gosto de estar inteirada da atualidade, dos assuntos, do decreto, dessas coisas. Eu gosto de estar acompanhando tudo o que esse governo faz e outros passados fizeram”, relata.


Estudante Júlia Rodrigues de Paulo Barbosa, que aos 60 anos é aprovada em 

2º Lugar para o curso de Direito da UFMT, Campus Araguaia. 

– Imagem Rede Social.


Após uma postagem nas redes sociais comemorando a conquista, Júlia recebeu elogios, mas também críticas, questionando o acesso à universidade pública por uma pessoa que pouco vai aproveitar do tempo de estudos – “O que um idoso perto de aposentaria quer, fazendo faculdade?” “Estuda em casa, ao invés de tirar vaga de jovem que quer se erguer na vida.”

Ela ressalta como resposta que até se sente motivada com os argumentos das pessoas na rede social.

“Não me prejudicou em nada, ao contrário, assim, até me estimulou mais. Eu falei assim, gente, estou incomodando e tá bom, entendeu? Mas também serviu de exemplo para muitas outras pessoas. Teve pessoas da minha idade que se espelham em mim, que se encorajaram para fazer. Teve jovens, muito mais jovens do que eu. Uma garota de 20 e poucos anos, falou, eu me espelhei nessa senhora e eu vou estudar. E a partir de hoje eu vou estudar.”

“Então foi bom, a crítica ela é para isso, para nos encorajar a ser melhor, a melhorar. A crítica é boa quando ela vem do lado construtivo e destrutivo. Na parte destrutível, me encorajou bastante."

“Eu falei, bom, se alguém está achando que eu estou velha, que eu estou com pé na cova, que eu estou tomando vaga de alguém, é porque é um incompetente. Eu penso assim, é um incompetente que não tem tempo para estudar, vive em balada, vive fazendo o que não deve, entendeu?

“Então podia estar lendo um bom livro, né? Mas eu diria até uma pontinha de inveja, né? De pensar assim, ah! ela estudou, foi e eu não fui, fiquei para trás. Então é isso”.

A caloura de Direito da UFMT/CUA, diante de tanta repercussão sobre a sua aprovação na graduação, aproveita à oportunidade para deixar uma mensagem para os estudantes em busca de uma vaga na universidade pública.

“Tudo é foco e interesse. A pessoa tem foco, tem interesse, tem força de vontade. Ela estuda, ela consegue o objetivo dela. Ao ter um sonho e tem fé em Deus e busca realizar esse sonho, o sonho é realizado.”

A oportunidade tem para todos. Cabe a cada um correr atrás da sua oportunidade. Eu não tive oportunidade? Porque eu estudei e fiz minha inscrição. Então, a oportunidade foi para mim porque eu coloquei na minha cabeça que eu ia conseguir, que eu ia atrás do meu sonho. E olha aqui, eu vou realizar o meu sonho. “Em nome de Deus, eu vou realizar! Então a oportunidade é para todo mundo. Cabe a cada um deles ter um foco, é focar, estudar, qualquer pessoa, realizar seus sonhos.”

Ao final da conversa com a reportagem, Júlia resume a sua visão de otimismo, quanto à busca de objetivos pessoais. Como ela avalia, os estudantes que estão determinados a obter uma vaga em um curso superior, ainda que haja desafios, é necessário, segundo Júlia, ter “foco, determinação, perseverança”. Assim, atingir os objetivos, chegar ao que deseja, de fato.