Graduação
Evellyn Giovanna
O curso de Jornalismo da UFMT Campus Araguaia, recebeu nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. A prova é utilizada para avaliação dos cursos do ensino superior das universidades do país, aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), uma entidade federal vinculada ao Ministério da Educação.
A prova do Exame na área de Jornalismo é realizada a cada três anos com participação de estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação de todo Brasil, cujo resultado pode variar entre nota mínima 1 e máxima de 5.
Conforme o atual Coordenador do curso de Jornalismo do Campus Araguaia, Gesner Duarte Pádua, a nota 4 obtida pelo Jornalismo Araguaia sinaliza a qualificação da graduação oferecida pela Universidade Federal de Mato Grosso, da região do Araguaia.
“Essa pontuação nos coloca em um patamar muito bom, no conjunto das instituições brasileiras, especialmente das universidades públicas, que têm se consolidado por terem um ensino gratuito e de qualidade,” afirma.
O coordenador ainda acrescenta que, um curso de graduação quando é bem avaliado pelas instituições federais, na busca pelo controle de qualidade do ensino superior brasileiro, permite ao estudante concluinte valorização quanto à formação para ingressar no mercado de trabalho na sua respectiva área.
A nota 4, coloca a graduação em jornalismo da UFMT Araguaia, entre os cursos de destaque da região Centro-Oeste - imagem- Evellyn Giovanna. |
O ex-coordenador do curso de jornalismo, que também esteve à frente da graduação no período de aplicação da prova, Gilson Moraes da Costa, descreve que "a nota reflete, de forma muito clara, um esforço coletivo por parte de todos os professores, técnicos e também estudantes que formam a comunidade acadêmica. É um lugar merecido do curso por sua relevância social, intelectual e de formação na nossa região.”
Para os estudantes egressos, a avaliação do Enade é importante para analisar o desempenho durante todo o curso. Por isso, "a nota 4, reafirma que estamos prontos para exercer o trabalho jornalístico de maneira ética e íntegra, dentro dos princípios que regulamentam a nossa profissão,” descreve aluno egresso do curso de jornalismo do campus Araguaia, Marcelo Melchior.
“A pontuação demonstra que estamos no caminho certo e, preparados para discutir, pensar e repensar o jornalismo em todos os espaços comunicacionais,” acrescenta.