UFMT busca estratégias para evitar o aumento dos transtornos mentais comuns entre os estudantes; assunto da 2ª edição do InFocaia
Saúde
Claudio Nunes
Com atenção à saúde mental dos estudantes a UFMT, Campus Araguaia, lança o projeto Aconchega, que neste momento busca dialogar com os estudantes estratégias na promoção de atividades que resultem em interação e satisfação psicológica dos discentes.
Neste sentido, sobre as questões emocionais da comunidade universitária,
a Agência Focaia publicou em seu podcast, o InFocaia, entrevista a psicológica da UFMT Campus Araguaia, Heloísa Lima de Carvalho, o qual está liberado na plataforma do Spotfy.
Quanto ao projeto Aconchega, coordenado por Carvalho, busca interagir com os estudantes para encontrar estratégias para atividades integrativas com vista à saúde mental dos universitários. Como informa Carvalho, está disponibilizado para os acadêmicos da UFMT/CUA formulário online, que objetiva levantamento de informações sobre preferências dos estudantes.
Projeto Aconchega, coordenado pela psicológica Heloísa Lima de Carvalho (foto),
objetiva a melhoria da qualidade de saúde mental no espaço acadêmico da
UFMT Araguaia -
imagem: Claudio Nunes.
A proposta nasceu no campus
Cuiabá e tem como objetivo ofertar práticas integrativas voltado para o cuidado
em saúde mental, de forma coletiva, visando a promoção o bem-estar,
autoestima e autoeficácia dos estudantes, como consequência buscar a redução do
sofrimento emocional da comunidade discente, como destaca Carvalho.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ansiedade é um dos Transtornos Mentais Comuns (TMC) que mais afetam os acadêmicos brasileiros, os quais podem estar relacionados a alta cobrança dos professores universitários em disciplinas obrigatórias, pesquisas e extensão, além do conhecido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado no último semestre, que a maioria das graduações exigem para obtenção do diploma.
De acordo com a quinta pesquisa
nacional de perfil socioeconômico e cultural dos graduandos da Associação
Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em 2018, o percentual dos estudantes que disseram conhecer alguma dificuldade emocional era
de 83,5%.
Observando o quadro nacional da TMC, a UFMT, Campus Araguaia, já realiza algumas atividades oferecidas como práticas integrativas, abertas à participam da comunidade acadêmica, como exemplo Reiki, e dança circular. O projeto Aconchega Araguaia, de acordo com Carvalho, poderá ofertar outras atividades, como Terapia Comunitária Integrativa, Auriculoterapia, Meditação, Aromaterapia e Yoga.
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Pesquisa de opinião discente do projeto Aconchega - acesso aqui