Para aumentar doações de sangue na região, estudantes ganham destaque em campanha solidária

Saúde 

Evellyn Giovanna


Projeto de extensão do curso de enfermagem da UFMT, Campus Araguaia, em parceria com a Unidade de Coleta e Transfusão de Barra do Garças, recebe doações de sangue para abastecimento de hospitais da região do vale do Araguaia.

 

Com mais de dez anos o projeto “Doe sangue, doe vida” objetiva incentivar os estudantes da universidade na campanha solidária de doação de sangue. Neste sentido, como relata o coordenador do projeto Elias Rocha, é feito trabalho prévio de levar informações à comunidade para esclarecimento sobre requisitos necessários aos interessados em realizar a doação.

    

O projeto se estende também para duas escolas de ensino médio do município, Eurico Gaspar Dutra e Estadual Militar Tiradentes, escolhidas neste ano para receberem orientações sobre a campanha. “Nosso grande objetivo nas escolas é mostrar para os jovens entre 16 e 17 anos, que eles podem doar com a autorização dos pais ou um responsável,” informa o coordenador.

 

Para a comunidade em geral, o incentivo acontece através das redes sociais, espaço de comunicação que os doadores podem compartilhar a ação, ou nas conversas entre os estudantes da universidade que já participaram do projeto.


“Em uma postagem observei que o banco de sangue estava precisando de estoque, e fiz a doação para o tio de uma amiga que tinha o mesmo tipo sanguíneo que o meu. Foi gratificante para mim fazer o bem,” descreve o estudante do curso de enfermagem do campus Araguaia, Gabriel Nogueira. 




Professores e estudantes da UFMT Araguaia realiza projeto "Doe Sangue, Doe vida" com incentivo aos 

estudantes a participarem da campanha solidáriaimagem Elias Rocha.



Parceria entre as Atléticas do Campus 
Visando maior alcance dentro da universidade, entre os cursos de graduação do campus, os discentes do curso de direito iniciaram uma ação nas redes sociais para aumentar o número de doadores.

Para viabilizar a proposta os organizadores, com o apoio da instituição, passaram a disponibilizar transporte para levar estudantes ao hemocentro para fazer a doação, com o incentivo das atléticas responsáveis. A universidade disponibiliza aos interessados um micro-ônibus para o deslocamento entre campus e o hemocentro, duas vezes por mês. 

Com isso, houve o aumento nas doações de sangue entre os estudantes da universidade. “A parceria com o projeto é muito positiva e nos ajuda semanalmente com as doações. Toda semana temos doadores da UFMT que abraçam a nossa causa,” descreve a enfermeira do hemocentro de Barra do Garças Kamila de Freitas. 

Os interessados em fazer a doação devem procurar o hemocentro da cidade, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento pessoal com foto e estar de acordo com os requisitos básicos da unidade de coleta.