Saúde
Evellyn Giovanna
Projeto de extensão do curso de enfermagem da UFMT, Campus Araguaia, em parceria com a Unidade de Coleta e Transfusão de Barra do Garças, recebe doações de sangue para abastecimento de hospitais da região do vale do Araguaia.
Com mais de dez anos o projeto “Doe sangue, doe vida” objetiva incentivar os estudantes da universidade na campanha solidária de doação de sangue. Neste sentido, como relata o coordenador do projeto Elias Rocha, é feito trabalho prévio de levar informações à comunidade para esclarecimento sobre requisitos necessários aos interessados em realizar a doação.
O projeto se estende também para duas escolas de ensino médio do município, Eurico Gaspar Dutra e Estadual Militar Tiradentes, escolhidas neste ano para receberem orientações sobre a campanha. “Nosso grande objetivo nas escolas é mostrar para os jovens entre 16 e 17 anos, que eles podem doar com a autorização dos pais ou um responsável,” informa o coordenador.
Para a comunidade em geral, o incentivo acontece através das redes sociais, espaço de comunicação que os doadores podem compartilhar a ação, ou nas conversas entre os estudantes da universidade que já participaram do projeto.
“Em uma postagem observei que o banco de sangue estava precisando de estoque, e fiz a doação para o tio de uma amiga que tinha o mesmo tipo sanguíneo que o meu. Foi gratificante para mim fazer o bem,” descreve o estudante do curso de enfermagem do campus Araguaia, Gabriel Nogueira.
Professores e estudantes da UFMT Araguaia realiza projeto "Doe Sangue, Doe vida" com incentivo aos estudantes
a participarem da campanha solidária - imagem
Elias Rocha. |