Série documental 'Olhares do Araguaia', produzida na UFMT unidade de Barra do Garças, ganha exibição em rede nacional

Cinema


Evellyn Giovanna 


A série de episódios do documentário “Olhares do Araguaia” produzido pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) da UFMT Campus Universitário do Araguaia, unidade de Barra do Garças, passa a ser transmitida em rede nacional pelas afiliadas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nos próximos meses.

 

A TV Brasil, afiliada da EBC, lançará uma nova grade de produções nacionais no mês de setembro, com inserção de trabalhos acadêmicos reproduzidos por sua afiliada TV Universidade canal 2.1 da UFMT Campus Cuiabá, que exibe o documentário temático, porém com nesta nova etapa com retransmissão em rede, pela emissora pública que abrange todas as regiões do país.  


O documentário é coordenado pelo professor do curso de  jornalismo Gilson Costa, com produção de dez estudantes voluntários do curso de graduação em jornalismo da UFMT Araguaia que fazem parte do Núcleo de Produções Digitais.


Conforme Costa afirma que expectativa com a exibição por ser "um momento de expansão muito forte do turismo em Barra do Garças, todos os filmes demonstram a singularidade da nossa região, seja no aspecto social, cultural e ambiental. Aqui há variedade de temas relevantes nacionalmente, e apresentar histórias para todo Brasil terá muita visibilidade para a região.” 



Estudantes do curso de jornalismo da UFMT Araguaia realizam apresentação do programa que 

será exibido para todo país - imagem Izadora Viana.



"O programa exibe documentários e curtas-metragens únicos produzidos na região do  Araguaia, contando histórias e experiências, e é totalmente rico em cultura regional" destaca, Luara Romão, apresentadora da primeira temporada do Olhares do Araguaia.

 

A série é dividida em sete episódios que compõem as duas temporadas, cada com duração de 45 minutos, que são acompanhados de entrevista sobre o assunto em destaque. 


O Olhares do Araguaia é um programa mensal, veiculado na TVU nas últimas quartas-feiras de cada mês, a primeira temporada está disponível na TV Universidade-UFMT, e será retransmitida pela TV Brasil em parceria com a TVU. A segunda temporada, conforme os produtores está em desenvolvimento. 


“A divulgação do programa em rede nacional é importante de maneiras inimagináveis, é a representação dos esforços diários de professores e estudantes que acreditam na universidade, valorizando a região do Araguaia” descreve Romão.


A programação com os horários de transmissão pela TV Brasil será divulgada em breve, com exibições que deverão ocorrer nos próximos meses. A secretária de Comunicação e Multimeios (Secomm) da UFMT Campus Cuiabá, Selma Alves, destaca que A TVU não receberá nenhuma  compensação financeira da EBC.


***

* Este texto sofreu modificações após ser publicado, com alteração no Título: de "Documentário" para "Série Documental".