Religião
Laís Soares
Na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, foi criada no final do mês de março, uma Pastoral Católica Universitária para reunir estudantes, professores e servidores técnicos.
O Pró-reitor da UFMT, Rodrigo Azevedo, diz que existem diversos grupos com atividades religiosas atuando no Campus Araguaia, com os quais o grupo católico soma ao trabalho religioso praticado no interior da universidade mato-grossense.
“Temos os coletivos, grupos de estudos, dentre
outros. A Pastoral antes de iniciar, se apresentaram e informaram da forma que
pretendiam trabalhar.
O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Marcelo Borges, diz que por enquanto estão sendo realizadas apenas celebrações, sem a consagração do pão e vinho. No dia 30 deste mês, de fato, começarão as missas dentro da universidade, afirma.
O Padre Waldomiro Bronakowski da Paróquia Santo Antônio (Matriz), de Barra do Garças, quem realiza as celebrações nas atividades religiosas na UFMT, Araguaia.
Borges comenta que a Pastoral Universitária é da Paróquia. “Tem o coordenador da pastoral geral, é um professor da UNIVAR (Centro Universitário do Vale do Araguaia), que coordena e por ora, a pastoral acontece tanto na UFMT quanto na UNIVAR”, completa.
O objetivo da Pastoral é levar a evangelização para a universidade, explica Borges. “Muitos jovens não conseguem participar da missa até por conta das aulas, por ter uma rotina corrida. A ideia é levar a missa até eles para que também possam comungar”.