Pastoral Católica inicia projeto de evangelização universitária na UFMT Araguaia

Religião


Laís Soares

Na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, foi criada no final do mês de março, uma Pastoral Católica Universitária para reunir estudantes, professores e servidores técnicos.


O Pró-reitor da UFMT, Rodrigo Azevedo, diz que existem diversos grupos com atividades religiosas atuando no Campus Araguaia, com os quais o grupo católico soma ao trabalho religioso praticado no interior da universidade mato-grossense.

 

“Temos os coletivos, grupos de estudos, dentre outros. A Pastoral antes de iniciar, se apresentaram e informaram da forma que pretendiam trabalhar.  A Pastoral se apresentou de uma forma organizada, porém há grupos e coletivos que atuam também de forma sistemática há anos no CUA e em outras unidades,” explica. 



Pro-reitor, Rodrigo Azevedo (ao centro), se reúne com membros da Pastoral Universitária da Igreja Católica, que desenvolvem projeto voltado para atender estudantes das IES de Barra Garças - imagem Acervo CUA UFMT.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Marcelo Borges, diz que por enquanto estão sendo realizadas apenas celebrações, sem a consagração do pão e vinho. No dia 30 deste mês, de fato, começarão as missas dentro da universidade, afirma.


O Padre Waldomiro Bronakowski da Paróquia Santo Antônio (Matriz), de Barra do Garças,  quem realiza as celebrações nas atividades religiosas na UFMT, Araguaia. 


Borges comenta que a Pastoral Universitária é da Paróquia. “Tem o coordenador da pastoral geral, é um professor da UNIVAR (Centro Universitário do Vale do Araguaia), que coordena e por ora, a pastoral acontece tanto na UFMT quanto na UNIVAR”, completa.


O objetivo da Pastoral é levar a evangelização para a universidade, explica Borges. “Muitos jovens não conseguem participar da missa até por conta das aulas, por ter uma rotina corrida. A ideia é levar a missa até eles para que também possam comungar”.