UFMT abre solicitações para estudantes interessados no programa de Monitoria Inclusiva

Acessibilidade

Evellyn Giovanna

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibiliza em todos seus campis de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia acesso ao programa de Monitoria Inclusiva. No Campus Universitário do Araguaia o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) passaram a recebem solicitações para atendimento de monitoria inclusiva.

Monitoria inclusiva são ações de apoio, auxílio e acompanhamento de atividades realizadas por estudantes de graduação presencial, junto a discentes que apresentem alguma deficiência, de modo a promover inclusão de todos os universitários às atividades acadêmicas. O atendimento deve ser de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. 

O estudante interessado em prestar monitoria, por sua vez, deve estar matriculado em um dos cursos de graduação presencial da UFMT e ter disponibilidade durante a semana. Os alunos bolsistas se aprovados recebem valor de R$400,00 pagos pela PRAE.
Os estudantes voluntários recebem a certificação ao final do desenvolvimento das atividades, após finalização das participações.

As inscrições são feitas mediante a abertura de editais disponibilizados pela UFMT por intermédio da PRAE que ainda não tem data para abertura de inscrição, conforme a Reitoria de Assistência Estudantil. 



UFMT CUA recebe inscrições de discentes que tem interesse em participar do programa de monitoria inclusiva- Imagem Evellyn Giovanna. 



O monitor inclusivo poderá realizar suas funções em duas modalidades: acompanhamento em atividades diárias da graduação, com comprovação de necessidade específica do estudante avaliada pela comissão do NAI. Também em atendimento em atividades acadêmicas de rotina, mediante agendamento prévio no NAI, podendo ser classificado enquanto eventuais, semanais, quinzenais ou mensais.