Pró-reitoria anuncia reforço da segurança da UFMT/CUA, após furtos na unidade universitária de Barra do Garças

Segurança


Laís Soares


A administração da unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso, em Barra do Garças, anuncia medidas de segurança após a ocorrência, no mês passado, de furto de um notebook e peças de ar-condicionado por um suposto prestador de serviço.


O Pró-reitor do campus, Rodrigo Ferreira de Azevedo, afirma que há um sistema de monitoramento na universidade, por isso houve a possibilidade de encaminhar as imagens para a polícia do agente do furto, tanto militar quanto federal. “O indivíduo foi preso na semana passada (16) e a gente reforçou algumas coisas no sentido da vigilância para evitar que novas pessoas adentrem no campus”.


Ainda segundo Azevedo, a equipe de segurança da instituição pode acompanhar se por acaso indivíduos suspeitos entrarem na universidade, fazendo abordagem. “Estamos ampliando o monitoramento e se for identificada alguma pessoa com atividade suspeita, os vigilantes ou porteiros podem ser acionados para ir até o local”.


O campus Araguaia, assim como toda a UFMT, tem convênio de ronda com a polícia militar e, dependendo do delito, os policiais podem solicitar o acompanhamento da pessoa até a delegacia. Caso o assunto seja mais grave, a polícia federal deve ser acionada por ser uma instituição Pública.



Pró-reitor da UFMT/CUA anuncia reforço das medidas de segurança da comunidade acadêmica após a ocorrência de furtos na instituição - imagem Laís Soares. 



A comunidade acadêmica segundo Azevedo, poderá denunciar toda e qualquer atividade que possa prejudicar alguém, podendo solicitar intervenção havendo necessidade.


As denúncias podem ser feitas ao ligar para o telefone da guarita e também fazer contatos com as secretarias dos institutos ou unificada, além da prefeitura que é a responsável pela segurança do campus.


Azevedo afirma que ultimamente estão sendo realizadas rondas com mais frequência, observando se as salas estão fechadas, olhando os banheiros e corredores. Caso os profissionais da segurança encontrem problemas, repassam para a prefeitura do campus.


O serviço de segurança (portaria e vigilância) possui 16 postos, sendo 4 no Pontal e 12 em Barra do Garças, destaca o pró-reitor. Os vigilantes trabalham no período da noite, fazendo rondas externas a cada meia hora em pontos específicos.


As duas unidades da UFMT/CUA possuem 35 câmeras instaladas. Cerca de 96 novas câmeras já estão no campus prontas para serem instaladas, aguardando apenas a instalação. A proposta é de 87 câmeras na unidade da Barra e 44 na do Pontal, com previsão de todas estarem funcionando até o mês de maio, afirma o pró-reitor.