"Conhecendo e divulgando os cursos da UFMT Araguaia" quer levar a universidade às escolas

Graduação

 

Evellyn Giovanna

Laís Soares


Professor e estudantes do curso de direito da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia, desenvolvem o projeto “Conhecendo e divulgando os cursos da UFMT Araguaia”. Trabalho acadêmico que tem o intuito de incentivar e apresentar aos estudantes da região a universidade pública e os cursos de graduação.


A preocupação dos acadêmicos do Campus da UFMT é auxiliar as comunidades escolares a definir os cursos superiores, indicando as graduações da instituição aos alunos no momento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim como vem atuando as universidades brasileiras, está entre os motivos do projeto aumentar o número de ingressantes e reduzir a evasão de graduandos. 


Segundo Marcel Carlos Lopes Félix, professor do curso de direito, o projeto é idealizado pelo curso de direito, porém envolve todas as graduações e setores da universidade, deixando de ser um projeto de um docente ou instituto específico, se tornando parte de toda comunidade interna da UFMT.

“A princípio, estamos desenvolvendo-o com a intenção de divulgar, presencialmente, informações da UFMT Araguaia, em todas as Escolas de Ensino Médio em Barra do Garças-MT, Pontal do Araguaia-MT e Aragarças-GO e, virtualmente, nas cidades da região do Médio Araguaia”, diz o professor coordenador das atividades.


Projeto "Conhecendo e divulgando os cursos da UFMT Araguaia” quer atrair estudantes para o campus, levando informações às comunidades escolares sobre a universidade federal - imagem Cristiano Costa.


De acordo com Félix, algumas informações não têm chegado ao público interno e externo com eficácia, especialmente às escolas de ensino médio da região. Nos contatos iniciais se observa que muitas pessoas demonstram pessimismo quanto à conseguir o acesso a uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso.


“Isso foi constatado por meio de perguntas a respeito do que a UFMT Araguaia oferece e, especialmente pelos membros do projeto, que afirmam que somente passaram a ter informações básicas à manutenção deles aqui após a entrada em algum curso,” adianta.

A aluna Kalita Sabrina Rodrigues Silva, estudante do curso de direito e voluntária do projeto de extensão, destaca que a atividade tem cunho social, “traz uma boa perspectiva, mostra que é sim possível ter uma boa formação em uma universidade federal, com um leque de possibilidades, além de ensinar o aluno a ter uma boa perspectiva de futuro”. 


Silva diz que as apresentações são ministradas por duplas de estudantes com recursos audiovisuais e linguagem com atenção à idade dos alunos, de forma simples e interativa. Além dos cursos, os voluntários também abordam temas sobre a parte administrativa, extensão e pesquisa da universidade.


O projeto tem a participação de 40 membros, cuja equipe deverá receber mais colaboradores ainda neste mês, devido à procura e interesse no projeto de vários estudantes, docentes, técnicos e comunidade externa.