V Fórum de Assistência Estudantil da UFMT será realizado neste mês no Campus de Cuiabá

Evento acadêmico

Marcelo Borges


A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza neste mês presencialmente, entre os dias 21 e 23, o V Fórum de Assistência Estudantil no Campus da Instituição em Cuiabá.

Para a integração e participação dos estudantes, a Pró-Reitoria do Campus Universitário do Araguaia disponibilizará ônibus com 40 lugares para transportes dos discentes dos campi para a capital do estado.

Conforme a Coordenadora de Assuntos Estudantis do Diretório Central dos Estudantes (DCE), campus Araguaia, e representante discente na organização do fórum,  Sheily Ribeiro, na primeira reunião dos organizadores ficou decidido que não seria possível a realização do evento Estudantil remotamente, nem mesmo híbrido, mas exclusivamente presencial.

 

UFMT realiza V fórum de assistência estudantil  neste mês no Campus da capital - imagem IE-UFMT


Ribeiro ainda conta que o Fórum exerce um papel de grande importância para a comunidade acadêmica. Durante o evento os estudantes da universidade terão a oportunidade de realizar oficinas e participar de palestras sobre o tema, adquirindo conhecimentos a respeito da participação na universidade e seus direitos discentes.

“Eu costumo falar que quem discute violência contra a mulher, é a mulher. O mesmo se aplica aqui, a discussão sobre a assistência econômica prestada aos alunos deve ser discutida pelo aluno. Principalmente o aluno já assistido pela PRAE,” afirma Ribeiro.

Neste ano, as principais temáticas do evento a serem abordadas foram escolhidas pelos estudantes, por meio de um formulário disponibilizado pela organização, no período de junho e julho. No final os assuntos a serem debatidos no fórum são orçamento, cotas, quilombolas e indígenas, inclusão, sexualidade, gênero e auxílios.

“Acredito que esse fórum assim como os anteriores irá abranger muitos assuntos, e possibilitará que cada participante contribua com questionamentos de suas próprias vivências. E que ao fim do fórum, tenhamos encaminhamentos para a universidade que se adequem às necessidades e particularidade de todas as unidades.” informa Ribeiro