Barra do Garças comemora 74 anos nesta quinta com desfile cívico militar

Comemorações

Luiguy Kennedy

Maria Fernanda

 

Após o período de pandemia com medidas de distanciamento social, nesta quinta-feira (15), na Avenida Ministro João Alberto, será realizado o desfile cívico militar em comemoração ao aniversário de 74 anos de Barra do Garças, com previsão de início às 8h. O evento terá início na Avenida Ministro João Alberto esquina com a Rua Carlos Gomes.

O desfile cívico nesta data se tornou tradicional no município, mas foi paralisado durante a pandemia da Covid-19. Para este ano, além da presença da comunidade, instituições de ensino públicas e privadas, empresas e autoridades devem participar do evento, segundo os organizadores. 

O tema do aniversário municipal este ano é “Barra do Garças: o coração do Brasil bate mais forte aqui!”. As comemorações, no entanto, tiveram início no dia 1º, com apresentações culturais e artísticas em frente ao Centro Administrativo Municipal, com a presença de autoridades municipais.

 

Barra do Garças completa 74 anos de emancipação política, a cidade faz divisa com Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO) - imagem Genito dos Santos.


Conforme a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do evento, o objetivo é que o desfile esteja “à altura da beleza da cidade de Barra do Garças e à altura do que a população barra-garcense merece. Neste sentido, foram mobilizados esforços e disponibilizados recursos financeiros por parte da administração municipal para que todos os Centros Municipais de Educação participem.”

“A programação pela primeira vez na história do município será descentralizada, com atividades em todos os bairros", informa Secretaria de Educação. Quando à preocupação por ser ano de eleições com campanhas nas ruas, conforme os organizadores “a atual administração entende que cada candidato, por ser sabedor do que é legal e ilegal na campanha, se responsabilizará por atos seus e de seus correligionários.” 

História

A cidade de Barra do Garças, com população estimada em 61.135 pelo IBGE em 2020, teve sua emancipação política em 15 de setembro de 1948, antes sob o domínio de Araguaiana, na condição de distrito. Com o passar do tempo e diante de aumento populacional, houve uma inversão entre as duas comunidades. Barra do Garças se torna município e Araguaiana distrito, de acordo com informações do site da prefeitura barra-garcense.

Na rota do ouro e diamante, a população da cidade foi formada por pessoas vindas de vários estados brasileiros, incentivados pela exploração das terras rumo a Oeste brasileiro, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em busca do desenvolvimento brasileiro.

A cidade de Barra do Garças faz parte da rota de desbravadores da região, na metade do século passado, liderada por  Marechal Rondon, que foi engenheiro militar, sertanista brasileiro e ficou conhecido por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental. 

Ficaram famosos também outros personagens importantes, como os irmãos sertanistas Villas Boas, Cláudio, Leonardo e Orlando. Indigenistas, que em 1945 começaram a expedição Roncador-Xingu e fazendo nascer no seu rastro várias cidades mato-grossenses.