Nesta quinta encerra o prazo para acadêmicos da UFMT/CUA apresentarem comprovante vacinal

Pandemia

 

Claudio Nunes

Com a decisão que derruba liminar de suspensão da obrigatoriedade de apresentação de comprovante vacinal, a UFMT passa a exigir que a comunidade acadêmica dos campi apresente o documento, o que deverá ser feito por meio do sistema SIGA, até esta quinta-feira (30).

Para enviar o comprovante vacinal é necessário acessar a página da UFMT, "passaporte vacinal", onde deverá preencher o campo com descrição do CPF, anexar o documento e finalmente enviar para o setor administrativo da instituição.

De acordo com a Secretaria de Cursos do Campus Araguaia, quem apresentou comprovante por meio do sistema anteriormente não será necessário o reenvio.

 

Apesar do retorno das atividades presenciais nos Campi da UFMT em março, a apresentação de comprovante vacinal poderá ser exigida a partir de agora, após decisão favorável da justiça. Imagem: Cristiano Costa


A definição sobre a obrigatoriedade da certificação da vacinação, para acesso aos campi da universidade, ocorre depois de quase três meses do retorno das aulas presenciais. A Decisão do desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, no começo do mês, derruba liminar de suspensão da medida.

De acordo com documento oficial do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, a liminar estava expondo "o corpo docente, técnicos e outros discentes à convivência com pessoas propensas à disseminação do vírus da COVID-19, tornando o ambiente universitário insalubridade".

Ainda de acordo com o documento, "a questão sob exame não comporta maiores digressões, na medida em que o Supremo Tribunal Federal, em decisão recentíssima, entendeu que as Universidades Federais podem exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19, como condicionante ao retorno das atividades presenciais."

* Este texto foi alterado com novas informações após a sua publicação.