Estudantes da Agência Focaia passam a coordenar os tradicionais grupos de mensagens ‘Ajuda UFMT’

Comunicação

Claudio Nunes

Os estudantes do curso de Jornalismo, membros da Agência Focaia passam a coordenar grupos de mensagem do dispositivo WhatsApp de “Ajuda UFMT,” Campus Araguaia. O canal de comunicação tem como objetivo levar informação aos calouros e veteranos para assuntos sobre a Universidade Federal de Mato Grosso. São questões também do cotidiano dos universitários, como moradia, eventos acadêmicos e culturais.

 Nova logomarca do grupo de 'Ajuda UFMT' - imagem: Reprodução.

 

O acesso é permitido a todos os estudantes da UFMT Araguaia, que podem realizar publicações e conversas em torno da comunidade universitária. 

O projeto teve início em 2018 com o estudante de jornalismo Gabriel Green Fusari, que ao encerrar o período de graduação fez contato com a Agência Focaia, com o intuito de manter o canal de comunicação ativo, sem encerramento de sua atividade.

O projeto teve início em 2018 formado inicialmente por Gabriel Green Fusari na direção e Khryst Anne Serpa na assessoria de comunicação. Na administração, durante estes 3 anos, passaram os discentes Layra Santana, Vivi Sales, Cléa Torres, Vitor Santos, Claudio Nunes e Bia Mendes. 

De acordo com Fusari, antes da criação dos grupos Ajuda UFMT, a comunicação entre o campus Araguaia era feita exclusivamente pelo Facebook, o que era mais difícil. “Não é todo mundo que tinha um celular na época pra suportar o app [aplicativo] pesado dessa rede social,” e, por isso, surgiu a ideia que logo se tornou um meio popular entre os estudantes.

Ao longo dos anos os participantes dos grupos dialogaram sobre questões políticas discentes, como a cobertura das eleições do DCE (diretório central estudantil) e dos CAs (Centros acadêmicos), além de assuntos sobre igualdade, cultura, mobilizações. Além do WhatsApp, o “Ajuda UFMT” também tem página oficial do grupo no Instagram. 


Gabriel Green Fusari (esquerda), idealizador do grupo de mensagem "ajuda UFMT" e Khryst Anne Serpa (direita), que teve participação no do desenvolvimento do projeto de comunicação  - imagem reprodução.

 

Neste período de pandemia, segundo Fusari se tornou meio de comunicação importante para informações entre os discentes quanto às questões acadêmicas na UFMT, especialmente Campus Araguaia.


O estudante relata que antes dos grupos era mais difícil conseguir contato com pessoas de outros cursos e a divulgação dos eventos não chegava ao interior do campus com rapidez.

Na análise do estudante, o grupo de informação na rede social e com coordenação dos estudantes membros da Agência de Jornalismo deverá manter ativo a comunicação de aproximação dos universitários. “Em minha perspectiva o Focaia ganha um ótimo lugar para divulgar as notícias de forma mais rápida e eficaz, irá fazer com que o projeto chegue em um público de outros cursos que ainda não chegou.” 

Fusari lembra ainda que o projeto não foi desenvolvido somente por uma pessoa, ressalta a participação de outros estudantes, destacando como exemplo a também estudante do curso de Jornalismo Khryst Anne Serpa que, segundo ele, “é uma das principais responsáveis pelos grupos existirem até hoje”.