Universidades federais do Centro-Oeste planejam retorno das aulas presenciais para este começo de ano

Aulas presenciais

 

Roberto Cosme

Claudio Nunes

Diante dos indicadores de aumento do contágio por covid-19, com índices que superam em média a 200%, se comparados com o mesmo período de fevereiro de 2021, resultando em reflexo na taxa ocupação de leitos hospitalares em todos os estados. Neste quadro da pandemia, as universidades públicas brasileiras revisaram os cronogramas de retorno das atividades presenciais para o ano de 2022. 

Conforme informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem média móvel diária de infecções superior a 90 mil casos. Na região do Centro-Oeste a maioria das universidades continuam com aulas remotas em seus campi.

Distrito Federal

A Universidade de Brasília (UNB) iniciou o segundo semestre de 2021 em 17 de janeiro deste ano, oferecendo disciplinas presenciais, semipresenciais e remotas, conforme descrição no plano de ensino de cada turma da graduação. As atividades presenciais são poucas, mas a instituição trabalha com tendência de aumento permanência de pessoas nos quatro campi da instituição. 

Neste momento, apenas 15% das turmas realizam atividades presenciais, com destaque para os cursos de Medicina e Enfermagem. Conforme o site da instituição, a retomada das aulas presenciais será gradual e em etapas, observando as recomendações do Comitê de Coordenação das ações de recuperação. Serão avaliadas, conforme informa a UnB, as especificidades das unidades acadêmicas, cursos e disciplinas em cumprimento do plano geral de retomada das atividades na Universidade de Brasília.

Mato Grosso

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) trabalho para a retomada das aulas presenciais no dia 11 de abril, conforme foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), ainda no final do ano passado. 

As lideranças estudantis iniciaram discussão e levantamento entre os discentes em torno do assunto para conhecer o posicionamento da comunidade. Conforme resultado, 52,8% querem retornar totalmente presencial, 28,6% preferem o retorno no formato híbrido e 18,6% preferem a continuidade do ensino online.

Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) decidiu pelo retorno das aulas presenciais na quarta-feira (2). Nas suas publicações internas enfatiza a importância da vacinação de toda comunidade acadêmica para o retorno efetivo das atividades presenciais com segurança.

Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) trabalha com a previsão de início das aulas na modalidade presencial, do primeiro semestre letivo de 2022, no dia 14 de março, conforme o calendário acadêmico da instituição de ensino.

 

Universidades de Mato Grosso, campus de Cuiabá, que assim como os demais campi deve retornar as aulas presenciais em abril - imagem de arquivo Agência Focaia.

Goiás

Universidade Federal de Goiás (UFG) antecipa o retorno das suas atividades presenciais para a próxima segunda-feira (7). Como informa a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, para o programa radiofônico “Boa Semana UFG” da Rádio Universitária e replicado nas redes sociais da instituição.

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), localizada no sudeste do estado, deu início ao semestre letivo no dia 13 de janeiro, mantendo a oferta de componentes curriculares e outras atividades acadêmicas de forma não presencial. Conforme planejamento da instituição o retorno das atividades presenciais depende dos resultados de redução dos casos de infecção na pandemia, diante do cenário atual de taxas elevadas de covid-19 no Estado de Goiás.

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) retomou o primeiro semestre letivo de 2021/2 no dia 17 do mês passado, com aulas híbridas. Com disciplinas ofertadas na modalidade remota e Atividades Práticas Emergenciais (APEs) com atividades presenciais.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) retorna as atividades acadêmicas dia 11 de abril com aulas remotas, que conforme informa em nota, aguardando a modificação do cenário de redução dos casos de infecção pela covid-19 no estado de Goiás.

Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem previsão para o início das atividades acadêmicas, de acordo com o calendário acadêmico da instituição, na segunda-feira (7), com aulas presenciais.

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) teve o início das atividades acadêmicas de forma presencial no dia 15 de fevereiro, A instituição adotou o regulamento acadêmico em três modalidades de ensino: remoto, presencial e híbrido. Não informou quando pretende retomar as atividades em sala de aula de forma efetivamente presenciais.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) retorna das atividades acadêmicas com aulas presenciais na próxima segunda-feira (7), conforme calendário acadêmico dos cursos de graduação da UEMS.

 

Retorno presencial nas universidades federais do Centro-oeste

Distrito Federal

•  UnB – 17 de janeiro (presencial, semipresencial e remoto)

 

Mato Grosso

•   UFMT – 11 de abril (presencial)

•   UNEMAT – 14 de março (presencial)

 

Goiás

•    UFG – 07 de março (presencial)

•   UFCAT – 13 de janeiro (remoto)

•   UFJ – 17 de janeiro (presencial, semipresencial e remoto)

•   UEG – 11 de abril (remoto)

 

Mato Grosso do Sul

•   UFMS – 7 de março (presencial)

•   UFGD – 15 de fevereiro (presencial, semipresencial e remoto)

•   UEMS – 7 de março (presencial)

G
M
T
Y
A função de fala é limitada a 200 caracteres