Conselho universitário aprova unificação das secretarias de cursos da UFMT Campus Araguaia

Acadêmico

 

Sara Ribeiro

No início do segundo semestre letivo de 2021, em abril apenas uma secretaria passa a atender, de forma unificada, todos os 16 cursos de graduação da UFMT/CUA. A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário do Araguaia (Consua) que passará a dar apoio às coordenações dos cursos de graduação referentes às demandas de processos acadêmicos dos estudantes.

Atualmente cada instituto, dos três existentes, possui sala específica para atendimento às coordenações de cursos e discentes. Com a medida, as três secretarias passarão a ser centralizadas em um único espaço para atendimento de toda a comunidade universitária da graduação e pós-graduação.

O plano de implementação da secretaria única visa a racionalização de recursos, a padronização de rotinas administrativas e a ampliação do horário de atendimento ao público. Como está na proposta, um dos objetivos é otimizar o atendimento da comunidade acadêmica.

 

Conselho de Campus da UFMT Araguaia aprova unificação de secretaria para atendimento das coordenações de graduação e estudantes - Imagem: arquivo Focaia.

 

O representante do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) no Consua, professor Ivairton Monteiro Santos, destaca que “os discentes terão à sua disposição os serviços da secretaria de seu curso disponíveis nos três turnos de funcionamento da Universidade (matutino, vespertino e noturno), e o local de atendimento será centralizado”.

A proposta surgiu em 2019, a partir da demanda do corpo técnico do Campus Araguaia, que buscava a implantação da jornada de trabalho de seis horas contínuas, em substituição à jornada de trabalho de oito horas com intervalo.

“Perceba que são questões importantes, mas distintas, a mudança de jornada de trabalho versus a unificação de secretarias, o que causou uma demora extra na resolução e definição da proposta”, explica Santos.

A mudança ainda não é definitiva e ficará em período de teste por dois anos para observação da funcionalidade e eficiência dos processos realizados, as vantagens e desvantagens da estrutura unificada. Como afirma o docente, logo após este prazo “voltará ao debate a respeito da manutenção da sua implantação, ou revogação.”

Informações

A reportagem não conseguiu, apesar das tentativas, obter acesso aos processos com registros das reuniões do Consua.

Fato é que o assunto vem sendo analisado pelas direções dos institutos com os representações docentes e discentes ao longo dos últimos anos, como destaca o professor Ivairton Santos. O local de funcionamento da secretaria unificada ainda não nos foi informado.