Serra do Roncador e seus enigmas é destaque na produção 'O Dedo de Deus'; em exibição no estado

Cinema

Luara Romão

O Núcleo de Prática Digitais (NPD) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia e em parceria com produtores regionais fazem lançamento de produção de filme documentário, voltada para o público do Araguaia e do estado, destacando a geografia da Serra do Roncador, a qual se inicia no município de Barra do Garças. 

O curta metragem traz imagens da natureza e tem como proposta responder questões existenciais provocadas pelos enigmas do lugar, que se destaca por sua altitude, chegando a 700 metros em alguns pontos. 

O lançamento do filme está ocorrendo com exibições na cidade de Barra do Garças e Cárceres, com participação do 3° Festival de Cinema Olhares do Pantanal, que teve início nesta segunda (6) e encerramento no próximo domingo (12). 

O Documentário “Dedo de Deus: contatos mágicos na Serra do Roncador'', com 31 minutos de duração e classificação de 10 anos, obteve recursos da Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 

Documentário, com 31 minutos de duração, retrata misticismo na Serra do Roncador, é exibido em escolas dos municípios da região do Araguaia e participa de eventos no estado de Mato Grosso   - Imagem: Reprodução.


 

A narrativa propõe tratar de questão existêncial, com pergunta emblemática: “Se existimos, a que se destina?”. A busca pela resposta leva a caminhos inesperados na Serra do Roncador.

 

Com imagens da natureza exuberante da cordilheira que é considerada um dos lugares energéticos do planeta, o documentário apresenta relatos intrigantes de experiências místicas e de consciência humana vivenciadas pelo ator André D’Lucca.

 

O mistério que transcende a realidade material também entrelaça depoimentos de pesquisadores e de espiritualistas que encontraram no Roncador um santuário espiritual e metafísico.

 

 

Cinema e educação

 

A idealizadora do projeto, a jornalista Aliana Camargo, avalia que as apresentações em escolas das cidades regionais, como na proposta, resultarão em oportunidades  para que o público conheça a geografia e história da região. 


Gilson Costa, destaca que o NPD, como projeto de extensão, apoia produções locais de interesse que dialogam com a linha de trabalho do núcleo, produções que tratam de minorias, aspectos culturais da região, populações indígenas.


Desta forma disponibilizando equipamentos de produção e pós produção, logística, assessoria de produção para os realizadores e fomentando a empregabilidade de pessoas com essa parceria.

 

As gravações durante a pandemia resultaram em desafio para finalização do trabalho com imagens produzidas na Serra do Roncador no distrito de Vale dos Sonhos, município de Barra do Garças e em Cuiabá (MT).