A UFMT avalia retorno das aulas presenciais para o começo do ano

Retorno das aulas presenciais

Luara Romão

A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) desde agosto de 2020 tem suas atividades flexibilizadas devido a pandemia do coronavírus, mas, diante do quadro de estabilidade dos casos de Covid-19 no estado, há avaliação de retorno dos atendimentos administrativos e aulas na modalidade presencial, ainda para o início do próximo semestre letivo. 

Os campi da universidade realizam planejamento para receber os estudantes de volta às salas de aula, com adequações. No Araguaia, os atendimentos administrativos são realizados no Campus desde o mês de novembro. 

No entanto, pela resolução 179 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), conforme parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), o semestre atual 2021/1 e 2021/2 que iniciará em 11 de abril do próximo ano continuam flexibilizados.

Em uma nova sessão realizada pela comissão mista entre o Conselho Universitário (Consuni) e o Consepe foi definida como data prevista para retorno das aulas na modalidade presencial o primeiro dia letivo do próximo semestre, referente a 2021, no ano calendário de 2022.

Conforme documento assinado pela presidente em Exercício do Consepe, a vice-reitora, Rosaline Rocha Lunardi, o Conselho "decidiu como data prevista para o retorno de todas as atividades presenciais dos cursos de graduação e de pós-graduação, o primeiro dia letivo de 2021/2 (11 de abril de 2022), sem restrição ao retomo gradual de atividades presenciais em data anterior, conforme estabelece a Resolução CONSEPE-UFMT no 174/2021." 

Nos institutos do Campus Araguaia atividades administrativas retornaram em alguns períodos, com aulas em laboratório, como no curso de enfermagem. No curso de Jornalismo há atendimento no laboratório de Rádio e TV, mediante agendamento prévio e cumprindo as normas de biossegurança. 

Os pesquisadores com seus grupos de pesquisa podem desenvolver projetos com presença dos seus membros em reuniões de trabalho. Planejamento para ampliação das atividades presenciais estão em processo de análise para os próximos meses.

No Campus Araguaia

o Pró-reitor, Rodrigo Ferreira de Azevedo, comenta que há avaliação de planejamento em curso de retorno às aulas pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) e Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da UFMT.

Há uma comissão que realiza elaboração de documento com diretrizes para retorno seguro às aulas presenciais em discussão, envolvendo a comunidade acadêmica, Consuni e Consepe.

Prevendo decisões favoráveis às aulas presenciais, como informa Azevedo, estão em andamento avaliações sobre limpeza, adequações de espaços físicos, restaurante universitário, aula de campo e comunicação.

No campus Araguaia, alterações para adaptação dos prédios ao retorno das aulas presenciais foram realizadas, segundo o Pró-reitor, como fixação de aviso, estoque de álcool em gel, instalação de lixeiras, equipamento para liberação de álcool, sabonete, papel e procedimento operacional padrão de limpeza para atendimento da comunidade acadêmica.

 

Campus Araguaia se planeja para retorno das aulas presenciais em abril do próximo ano. No Campus Araguaia a administração desenvolve planejamento para adequações - Imagem: Arquivo Focaia.

Com relação aos serviços administrativos, cada setor da UFMT deve montar Comissão Interna de Biossegurança (CIB).

No Campus Araguaia, as discussões em torno da definição de calendário para atividades presenciais foram realizadas no mês de outubro entre lideranças representativas, envolvendo os institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), de Ciências Exatas e da Terra (ICET) e de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). 

Como destaca o Pró-reitor, com vistas a realizar controle e evitar aglomerações nos espaços da UFMT/CUA, que são muito frequentados pelos estudantes, o campus realiza reformas na Biblioteca da Unidade de Barra do Garças e Unidade Pontal para melhorar a acessibilidade. 

Azevedo afirma que no Restaurante Universitário “foi realizado projeto junto à empresa [responsável] para as devidas adequações. E para retomada é necessário termos uma quantidade de usuários presentes, diariamente, para o funcionamento do RU.” Como afirma, há um questionário sendo realizado pelos estudantes para verificar a demanda do restaurante universitário na definição de data de retomada da oferta de refeições.

Risco de contaminação

Para que haja um retorno das aulas presenciais no Campus da UFMT Araguaia, como define o comitê de prevenção a covid-19, as cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia devem se manter em condições estáveis no índice de contaminação e internações.

Desta forma, foi estabelecida quatro fases para retomadas das atividades gradualmente. Fase 1, controle; Fase 2, Flexibilização; Fase 3, Abertura parcial e Fase 4, Normal controlado. 

 

Quadro de fases para acompanhar o grau de flexibilização da universidade - Imagem: Comitê de prevenção a covid-19.

 

Assim, na fase amarela, durante oito semanas consecutivas de controle da contaminação e internações nos municípios sede dos campi, a instituição passa a ter possibilidades de entrar na fase 4, normal controlado e retomar com atenção as atividades presenciais, com a comunidade acadêmica seguindo as normas de biossegurança.

No retorno das atividades presenciais, inclusive às aulas, será necessário garantir o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, como fixação de marcações e instalações de faixas para assegurar o distanciamento físico. Uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes, também deixar janelas e portas abertas para favorecer a circulação do ar no ambiente.


 A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT) divulgação neste mês, 14 recomendações a serem seguidas pela comunidade acadêmica para um retorno seguro em 2022. O documento resulta de decisão aprovada em plenária do sindicato dos docentes da UFMT, cujas diretrizes devem passar pela avaliação do setor administrativo da universidade, diretores e membros do Conselho Universitário.