Projeto solidário de higiene pessoal atende adolescentes de escolas públicas regionais em condições de vulnerabilidade

Ações solidárias

Redação

Luara Romão

 

Com a preocupação das dificuldades das estudantes em idade escolar com manutenção de higiene pessoal com os próprios recursos, em situação de vulnerabilidade financeira, nasceu o Programa de Auxílio a Meninas em Idade Escolar (PAMIE). Ao longo deste período, de poucos mais de um ano, o trabalho ganhou participações, ampliando suas ações na assistência a adolescentes das escolas públicas na cidade de Barra do Garças. Doações podem ser feitas até o próximo dia 3 de dezembro, nesta etapa das atividades.

A iniciativa do projeto solidário é de Camilla Soares ocorreu no ano passado, enquanto estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Segunda ela, a ideia da realização de trabalho social se deu quando participava de outro projeto, chamado “Volta às Aulas Solidário”, que tinha como proposta a doação de materiais escolares para crianças e adolescentes dos municípios regionais.

Após receber a colaboração de amigos, Camilla deu início ao novo projeto, de doar absorventes e outros materiais necessários à higiene pessoal das adolescentes. À época, na primeira experiência de assistência social, doou seus primeiros dez kits, contendo quatro absorventes cada.

 

Kit do programa de auxílio a meninas em idade escolar entregue pela PAMIE desde o ano de 2020 - Imagem: 

Iago Silva e Souza.

 

O principal objetivo do PAMIE é a diminuição da evasão escolar feminina, motivada pela precariedade menstrual. De acordo com Camilla, “com a pandemia, as meninas deixaram de ir à escola, mas as dificuldades de acesso a produtos de higiene íntima continuavam a existir”. Assim, segundo ela, foi mantido o trabalho de arrecadações e entregas, ainda que as estudantes não fossem às aulas presenciais.

Além das doações, o projeto preocupa-se com a educação das meninas atendidas pelo projeto, realizando levantamentos de dados sobre a instrução que recebem na escola e na família sobre saúde íntima, por meio de questionários para conhecer a realidade das estudantes, realizando palestras de esclarecimentos sobre saúde da mulher e educação sexual, em parceria com a secretaria de assistência social de Barra do Garças.

 

Palestra realizada pelo Centro de Referência da Assistência Social sobre educação sexual e saúde da mulher

Imagem: Camilla Soares.

 

O PAMIE é um trabalho contínuo para doações que ocorre durante o ano todo. Soares relata que atualmente há cerca de 50 meninas cadastradas no programa e a maioria delas recebe os kits desde o início de 2020.

“Nosso kit contém absorventes descartáveis suficientes para dois ciclos menstruais e são entregues a cada dois meses. Além disso, nós já entregamos também calcinhas absorventes da marca Pantys, frutos da nossa participação em uma seletiva entre ONGs e projetos sociais do Brasil e do mundo”, afirma.


 
Roupas íntimas com absorvente da marca pantys distribuídas às meninas incluídas no programa
Imagem: Iago Silva e Souza.

 

As entregas são realizadas por intermédio de Instituições de Barra do Garças, como o CRAS Construir, localizado no Bairro Novo Horizonte, em Barra do Garças. No geral Camilla Soares organiza o programa, recebe as doações, realiza as compras e faz as entregas, entretanto há um grupo de voluntários no dispositivo WhatsApp, com apoio na disponibilidade de doações e transporte do material até o CRAS, quando necessário.

Os interessados em fazer doações, que vai até a próxima sexta-feira (3), podem deixar o material nos pontos de arrecadação, na Delegacia da Mulher, Loja Carmen Steffens, UniCathedral e Center Motos.