Conselho acadêmico da UFMT mantém redução do calendário letivo e universidade se movimenta para atividades presenciais

Acadêmico

 

Redação

Luara Romão

A regularização do calendário acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso, ao longo dos últimos anos, se tornou um desafio para a comunidade universitária. Mobilizações estudantis, greves docentes e, desde o ano passado, a chegada da pandemia resultou em atrasos, com suspensão de aulas, num período em torno de quatro meses, antes do retorno das atividades na modalidade remota. 

De lá para cá o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), vem debatendo a questão, com redução da quantidade de dias letivos, resultando em períodos mais curtos, a exemplo do que ocorrerá para as aulas ministradas para este final de ano e começo do próximo.

 

Calendário letivo com 85 dias para o ano acadêmico da UFMT de 2021 é aprovado pelo CONSEPE, depois de muitas discussões de gestores e representantes da comunidade universitária - Imagem: Arquivo Focaia



O ano letivo referente a 2020, em dois semestres, foi ofertado no ano de 2021, encerrado no dia 1º de outubro. O início do primeiro semestre letivo, referente a este ano, está marcado para 25 de outubro, de acordo com a resolução Consepe n° 84 de 11 de dezembro de 2020. 

Para o primeiro semestre, tanto quanto para o segundo semestre de 2021, o Conselho aprovou ainda neste mês, o calendário com 85 dias letivos depois de muitas discussões, cuja votação foi iniciada pelas coordenações de curso e finalmente decidida pelos membros do Consepe.

 

Aulas presenciais 

Na universidade mato-grossense há também expectativas quanto à decisão do retorno das aulas presenciais. Conforme Bruno Zucherato, representante do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) no Consepe, há possibilidade de retorno das aulas híbridas ou presenciais tanto para o calendário 2021, primeiro semestre, com início na próxima segunda-feira, como para 2021, segundo semestre, ministrado ano que vem. 

A definição será do Comitê de Prevenção à Covid-19, após verificação das condições sanitárias nas regiões dos campi, porém, estabelecendo uma série de pontos a serem cumpridos, antes das aulas serem ministradas presencialmente.

“É visível o movimento por parte dos conselheiros para esse retorno, no entanto, sem o cumprimento das diretrizes do comitê Covid o não retorno está assegurado. Pelas perspectivas que foram apresentadas na última reunião, não parece existir possibilidades de retorno antes do início de 2022”, ressaltando, no entanto, que pode haver mudanças nesse cenário, acelerando ou atrasando a depender dos critérios estabelecidos pelo comitê.

 

Datas importantes para o período

 

Outubro

18 a 20  - período de matrículas para o semestre letivo 2021/1.  

25 a 26 - início do semestre letivo e período de ajustes de matrícula online.

 

Novembro

01 a 05 - ajuste do coordenador via protocolo virtual.

06 a 23 - solicitação de cancelamento de disciplina.

23 - prazo final para solicitar trancamento de matrícula.