Professores da UFMT/CUA participam de curso preparatório de estudantes para o Enem; realização é virtual
Enem
Redação
Evellyn Giovanna
Matheus Lôbo
Para chegar à universidade, todos os anos milhares de discentes recorrem a cursinhos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ofertados pelas redes privadas de ensino, geralmente exigindo alto investimento das famílias. No entanto, as instituições públicas passaram a oferecer alternativa de acesso às aulas de forma gratuita, como é o caso do projeto Pró-Enem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com participação dos campi universitários do estado.
Lançado há cinco anos, o projeto tem como finalidade auxiliar os estudantes das escolas públicas no ingresso ao ensino superior. Em 2021, devido a pandemia as atividades do preparatório para o Enem tiveram que se readaptar e aderir a modalidade remota, utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Como a Universidade Federal de Mato Grosso possui quatro campi, as aulas realizadas com recursos digitais, levaram os organizadores a se decidir por trabalho conjunto, envolvendo professores das comunidades acadêmicas de Cuiabá, Barra do Garças e Sinop. Com o Pró-Enem remoto foi também foi possível a participação de estudantes de outras regiões do Estado.
Referente ao Campus Araguaia, o projeto tem a participação dos docentes Márcio Lemes de Sousa, no departamento de matemática; e de Joyce Laura da Silva Gonçalves, do curso de química.
Segundo Elvis Lira, coordenador do projeto, o Pró-Enem visa estimular os alunos a resolverem questões relacionadas às áreas de conhecimento do Exame Nacional, neste período preparatório.
“O programa tem como foco auxiliar estudantes da rede pública a se prepararem para o ENEM, com aulas aos sábados, de todas as competências que são cobradas no ENEM, das 08h às 18h. Durante a semana os alunos são estimulados a resolverem atividades que são compartilhadas no sábado”. Lira acrescenta que as aulas estão acontecendo desde maio deste ano, e vão até novembro, quando ocorrerá a prova. As inscrições para este ano foram realizadas em maio e o projeto atende 80 estudantes.
O coordenador do projeto preparatório também destaca que este ano o trabalho contará com parcerias dentro da universidade.“O PET educação da UFMT oferecerá subsídios teóricos metodológicos aos colaboradores do PRÓ-ENEM, fundamentadas em perspectivas teóricas freireanas. O intuito é que o PET Educação forneça elementos pedagógicos que complementem a experiência formativa de docência dos colaboradores”.
As atividades do projeto são comunicadas aos estudantes através da
página no Facebook, e as aulas acontecem por plataformas como o Google Meet e o
Google Classroom. Este ano o curso está oferecendo também aulas introdutórias de
LIBRAS, a língua brasileira de sinais, como forma de promover o conhecimento e
a inclusão entre todos os estudantes.
Enem tem o menor número de inscritos em 16 anos
Com realização nos dias 21 e 28 de novembro, o Enem 2021 será a edição
com o menor número de inscritos desde 2005. Segundo o Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, a edição deste ano
contará com a participação de 3.109.762 estudantes.
Conforme o Instituto, a edição digital do exame contará com a participação 68.891 candidatos, um número abaixo das 100.100 vagas disponibilizadas.