Cineclube Coxiponés da UFMT realiza 20ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina

Cinema Independente



Redação    
Evellyn Giovanna

A Mostra universitária e independente de audiovisual (MAUAL), que se tornou tradicional na produção audiovisual de curta duração em Mato Grosso, este ano chega a sua 20ª edição, sem haver interrupções. O evento ocorrerá entre os dias 06 e 10 de dezembro, no Campus da UFMT Cuiabá, de maneira híbrida, com atividades realizadas remotamente e presenciais, se houver condições sanitárias, com exposição em ambiente aberto. 

Os curtas selecionados serão disponibilizados no Canal do Youtube do Cinecoxiponés, da UFMT e as sessões presenciais ocorrerão em local aberto, caso haja condições de segurança sanitária, como informa os organizadores.

Conforme a programação, no evento serão realizados debates, palestras, oficinas, com participação de produtores audiovisuais de países da América Latina.

 

Entrada da UFMT, Campus Cuiabá, onde será realizada a Mostra universitária e independente de audiovisual, de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas - imagem Wilson Gomes / UFMT.

Para este ano, “buscaremos fortalecer a memória da Mostra, bem como trazer o papel da arte nos contextos de crise”, diz Carlos Eduardo, a vigésima edição contará com muitas homenagens comemorativas.

As inscrições se encerraram no dia 08 deste mês, e houve inclusive prorrogação nas inscrições  devido à crise sanitária, com consequência para a realização das produções. "O isolamento, bem como dificuldades materiais que atingiram os produtores de audiovisual acabaram tornando as produções fílmicas mais difíceis” destaca Carlos Eduardo.

A pandemia gerou reflexo no número de inscrições com redução dos trabalhos, se comparado com o ano passado. Para 2021 foram inscritos 101 produções e no ano passado as participações chegaram a 120. 

Para os organizadores, no entanto, permanece a diversificação regional. “Os trabalhos vieram das diversas regiões do país, o que demonstra a força e capilaridade da MAUAL,” afirma o organizador.

O MAUAL é promovido pelo Cineclube Coxiponés da UFMT, através da Coordenação de Cultura e Vivência da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT), com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, ComunicArte UFMT, Associação Mato-Grossense de Audiovisual (MTCINE) e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT).

 

Seleção

De acordo com Carlos Eduardo os trabalhos neste momento passam por análise de uma comissão do evento. A Divulgação dos selecionados para a amostra será no mês de novembro.

Todos curtas não ultrapassam o tempo de 30 minutos de duração, divididos entre as modalidades Universitária e Independente, subdividas nas categorias Documentário, Ficção e Experimental. 

Como avalia o Carlos Eduardo, a pandemia da Covid-19 trouxe desafios para os organizadores e produtores. “Estamos nos reinventando e acreditamos que os curtas apontam para esse movimento dinâmico de reinvenção crítica e criativa, que no fim das contas, é a vocação da arte audiovisual.”

 

Quase Curtas

O estudante que possui uma produção fílmica de curta, de até 25 minutos, e não conseguiu inscrição no MAUAL ainda poderá participar do projeto de sessão Quase Curtas, que vai até o dia 15 do próximo mês.

O evento realizado por alunos da UFMT surgiu em 2019 e tem como objetivo fornecer uma janela para os produtos audiovisuais.

A segunda edição do Quase Curta também será realizada em parceria com o Cineclube Coxiponés e com o apoio da COStream (plataforma de transmissão de produtos audiovisuais dos alunos da UFMT).