UFMT Araguaia desenvolve projeto para implantação de curso de Medicina nos próximos anos

Investimentos

 

Reportagem

Sara Ribeiro 

A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia (UFMT/CUA) poderá ser a primeira instituição do Vale do Araguaia a receber o curso de graduação em Medicina. O projeto é desenvolvido por uma comissão composta por cinco professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), sob a presidência de Adenilda Cristina Honório França.

Apesar de não haver definição de data para o início das atividades acadêmicas do novo curso, o Pró-reitor Rodrigo Azevedo esclarece que encaminhará nos próximos dias, ao Conselho Universitário do Araguaia (Consua), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de graduação em Medicina para análises e deliberações de seus membros.

“Estamos dando continuidade ao protocolo de 2012, do Ministério da Educação (MEC)”, informa Azevedo.

 


 UFMT/CUA inicia projeto para implantação do Curso de Medicina, com previsão para atividades em 2023 - Imagem: Arquivo FOCAIA.

 

A diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), farmacêutica e professora, Eliane Augusto Ndiaye, afirma que a implantação do curso de Medicina pode “suprir a carência de profissionais médicos na região do Médio Araguaia e redondezas, com índices cada vez maiores de demanda pela formação de profissionais na área.” 

“Um mercado de trabalho que necessita de um profissional qualificado para atuar nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde, preparado para atuar em diferentes níveis de complexidade,” avalia a diretora. 

A vinda do novo curso deverá, segundo ela: “cumprir com o proposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus Universitário do Araguaia (CUA) que prevê o aumento de cursos no Campus, visando atender as necessidades regionais”.

Para que o curso de medicina se torne realidade, conforme Ndiaye a administração da UFMT deve auxiliar na ampliação da estrutura para o recebimento da graduação. “O campus terá que investir em infraestrutura, contratação de servidores docentes e técnicos, buscar parcerias com hospitais, clínicas e laboratórios”, declara.

A Agência Focaia fez contatos com a professora e presidente da comissão, Adenilda Cristina, para obter informações sobre o montante de investimento para a implantação e funcionamento do novo curso, mas até o momento não recebemos retorno.

A universidade mato-grossense implantou o curso de Medicina em Sinop, no ano de 2014. No Campus de Cuiabá a graduação funciona desde 1980. Já no campi de Várzea Grande não há o curso de Medicina.

 

Curso de Medicina somente em 2023

Apesar da disposição da comissão de professores responsável pela aprovação dos projetos do novo curso, após todos os trâmites no MEC, somente em 2023 a graduação poderá iniciar na UFMT Araguaia.

Em abril de 2018, com o intuito de reavaliar o quadro de formação médica no Brasil, o então presidente, Michel Temer, e o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram a suspensão da criação de cursos de Medicina no Brasil por cinco anos, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas. 

De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), a suspensão da criação de novos cursos e da ampliação de vagas visa resolver o problema das escolas médicas, que não estariam conseguindo, à época, garantir uma formação adequada dos estudantes.

A Pro-reitoria avalia ainda que a instabilidade na saúde, com atenção voltada para a Covid-19, pode se tornar obstáculo para trâmite mais rápido dos processos. 

Como adianta Azevedo, “até 2023 não ‘temos em tese’ a permissão para criação do curso e nesse cenário de pandemia”. Contudo, segundo o pró-reitor, “dificilmente o governo vai se opor ao Conselho Federal de Medicina que foi quem propôs essa portaria. Mas vamos procurar avançar para dentro e fora da UFMT.”

 

Univar inicia projeto de implantação de curso de Medicina

O Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), instituição privada com sede em Barra do Garças (MT), também iniciou o processo para a implantação do curso de graduação em Medicina, segundo perfil oficial da instituição em rede social

Recentemente o Reitor e Mantenedor da Univar, Marcelo Soler, se reuniu com o Ministro da Educação Milton Ribeiro e o Senador Wellington Fagundes para reforçar o pedido de abertura do curso de Medicina na instituição de educação superior barra-garcense. 

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Univar, como anuncia, consta a previsão da implantação de um hospital universitário regional, que atenderá a demanda da comunidade mato-grossense e goiana, promovendo a saúde, desde a infância até a terceira idade.