Conselho da UFMT/CUA analisa projeto para criação da Universidade Federal do Araguaia

Criação UFAR

Redação

Luara Romão

 

Como apoio da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso, o pró-reitor do Campus Universitário do Araguaia, Rodrigo Ferreira de Azevedo, leva para análise do Conselho Universitário do Araguaia (CONSUA), do qual é o presidente, projeto para a criação da Universidade Federal do Araguaia (UFAR). 

Discussão que se arrasta na UFMT na última década, com a decisão de os Campi se tornarem universidades independentes no Estado. 

O projeto de lei n°4.810 foi apresentado em Outubro de 2020 pelo senador Carlos Fávaro para a criação de duas universidades federais no estado mato-grossense, com proposta de criação da Universidade Federal do Nortão do Mato Grosso (UFNMT) sediada em Sinop e Universidade Federal do Araguaia (UFAR) em Barra do Garças, ambas campi da UFMT e passariam à universidade autônoma, gerindo sua própria estrutura e recursos.


Pró-reitoria da UFMT/CUA inicia diálogo para viabilização de projeto para criação da Universidade Federal do Araguaia (UFAR) - Imagem: Arquivo Focaia

No Araguaia, uma comissão foi formada e trabalha na avaliação da proposta, analisando viabilidade quanto à estrutura que a nova universidade exigiria, recursos, caminhos burocráticos e políticos para implementação do projeto.

O campus de Rondonópolis se tornou pioneiro na separação da UFMT em Mato Grosso, que em 20 de março de 2018, se tornou a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). após conseguir aprovação de projeto no Ministério da Educação, através da lei  n°13.637 sancionada pelo ex-presidente Michel Temer.