Processo de recredenciamento pelo MEC leva a UFMT a investir mais de R$ 400 mil na reforma de Biblioteca

 Infraestrutura

 

Redação

Thaynara Fernandes

 

A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), atenta as exigências do Ministério da Educação, em processo de recredenciamento da instituição, iniciou em abril a reforma da Biblioteca Maria Celeste Saad Guirra, da unidade acadêmica de Barra do Garças. Com recursos da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a nova infraestrutura deverá ter investimento de R$ 419.268,10 mil.

Como afirma o pró-reitor do Campus Araguaia, Rodrigo Ferreira de Azevedo, após a reforma a biblioteca proporcionará à comunidade mais espaços para os estudantes, inclusive “acesso direto aos livros para estudos em contato com materiais”, uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica da universidade, Campus Araguaia.

Prédio da biblioteca da UFMT, Campus Araguaia, da cidade de Barra do Garças que passa 

por reformaimagem: arquivo Focaia

 

Azevedo confirma também que haverá “climatização do acervo, permissão de baias para estudo, área de organização de acervo, dependências administrativas para as atividades da biblioteca, copa para os servidores, reforma dos banheiros e depósito de limpeza. Além da adequação de três salas no piso superior para espaço Coworking [compartilhamento de espaço] para os institutos”.

O projeto contempla ainda, segundo o Pró-reitor, a colocação de forro de gesso, mudança de layout e adequação do laboratório de informática.

Ao longo dos anos a comunidade acadêmica fez reiniciações para reforma da Biblioteca Regional, mas falta de liberação de recursos impediu as obras, que se tornou possível com a redução dos gastos neste período. Como avalia Azevedo, como resultado da pandemia, obrigando o isolamento social e paralisação das atividades acadêmicas, houve redução de despesas nos diversos setores do Campus Araguaia, com valores entre  2,6 e 2,8 milhões de Reais.

Recredenciamento

A Universidade Federal de Mato Grosso passa por processo de recredenciamento pelo Ministério de Educação (MEC), que deveria ocorrer ainda este ano, mas em virtude da pandemia os trabalhos poderão ser adiados para o ano que vem. A instituição passará por processo de avaliações da sua estrutura em todos os campi.

A biblioteca está entre pontos importantes avaliados, que resultará na nota final, com intervalo entre 1 e 5. Quanto melhor a nota mais possibilidade de a universidade obter aumento de investimento federal ou, em condições adversas, restrições pelo governo, com redução do período de avaliações com exigências de adequações, envolvendo todos os setores da universidade.

“Estamos passando por um processo de recadastramento institucional e temos os reconhecimentos de cursos de graduação. Nas avaliações, os índices de infraestrutura possuem em média 30% na contagem de pontos, e a biblioteca da unidade de Barra do Garças, por vezes, recebeu indicações [para a realização de reformas], porém, não havia recursos. Mas, com as reduções das despesas devido a suspensão das aulas [presenciais], foi sinalizado pela Sinfra [Secretaria de Infraestrutura] a disponibilidade de recursos para execução de reformas”, afirma o pró-reitor.

As obras da biblioteca do campus Araguaia, realizadas por empresa da cidade de Cuiabá, estão planejada para conclusão no mês de novembro deste ano.

UFMT amplia Biblioteca Virtual


Na pandemia UFMT dá atenção à biblioteca virtual com liberação de livros eletrônicos para diversas áreas da graduação – imagem: reprodução/google

Como alternativa para o cenário atual, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ampliou os exemplares disponíveis na Biblioteca Virtual Universitária.

Os servidores e acadêmicos podem acessar os títulos/livros eletrônicos de diversas áreas de conhecimento pela plataforma virtual Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Pearson.

O contato com os conteúdos disponibilizados precisa ser feito por meio do sistema Pergamum, que já é utilizado pela Biblioteca da Instituição.  Não há limites de acesso por usuário, com informações do site da universidade.

“Os alunos de graduação devem acessar o sistema com o RGA e os de Pós-graduação com o CPF. No caso dos servidores, o acesso deve ser feito com o SIAPE”, informa o bibliotecário da UFMT, Campus Cuiabá, Carlos Henrique Tavares de Freitas.

Como ressalta o Pró-reitor do Campus, antes da pandemia, a universidade mato-grossense já havia disponibilizado materiais via digital, porém era em menor quantidade.