UFMT Araguaia realiza consulta para pró-reitor do campus na próxima quarta; debate entre candidatos será na segunda

 Eleição

Júlia Viana


O atual pró-reitor UFMT Paulo Jorge da Silva cederá o cargo para o novo gestor do Campus Universitário do Araguaia (CUA) após o resultado da consulta que ocorre na próxima quarta-feira (2) e confirmação do nome indicado pela comunidade acadêmica pelo Reitor Evandro Soares da Silva, que realiza neste momento a composição de sua gestão que os próximos quatro anos. Quatro candidatos concorrem ao pleito que realizam aproximação com os eleitores na busca do voto, formados pelos segmentos docentes, servidores técnicos e estudantes, com votação na modalidade paritária.  

 

Na próxima quarta-feira (2) a comunidade acadêmica da UFMT/CUA 
realiza consulta para escolha do novo pró-reitor do Campus 
Araguaia -  Imagem: Reprodução.

 

Devido a pandemia do coronavírus, a consulta será realizada eletronicamente, por meio do Sistema e-Votação/UFMT, com suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UFMT), o mesmo sistema usado para realização das eleições para reitoria, que ocorreu em julho, deste ano, com posse da chapa vencedora em outubro. 

Os candidatos ao cargo são os professores Antônia Ieda (ICHS), Fernando Pedroni (ICBS), Lennie Bertoque (ICHS) e o engenheiro Rodrigo Ferreira de Azevedo (Servidor Técnico). 

A comissão eleitoral formada pelas Associação dos Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso (ADUFMAT), Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (SINTUF), Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

De acordo com o professor Ivairton Santos, membro Conselho Universitário do Araguaia, a consulta deveria ser feita pelo CONSUA, no entanto, respeitando uma conquista democrática, na UFMT, historicamente as consultas eletivas para reitorado têm sido feitas pelas entidades representativas, sob o prisma da imparcialidade. 

“Com o mesmo princípio da consulta para Reitor, mesmo resguardando a diferença que há entre as funções de Reitor e Pró-reitor de Campus, a comunidade local, representada pelo Consua, preferiu seguir o mesmo princípio de priorizar as entidades representativas sobre a disponibilidade de organizarem a consulta,” afirma. 

Segundo Ivairton, os campi do interior têm um histórico de luta no sentido de se estabelecer a consulta para o pró-reitor de Campus, essa função é uma representação da Reitoria no campus do interior e que, portanto, deve, sobretudo, estar atento e defender as necessidade e demandas da comunidade do interior, e não de possíveis interesses de gestão da Reitoria que se estabelece na capital, ressalta. 

 

Debate entre os candidatos

Embora a comissão eleitoral não reservou no calendário da consulta debate entre os candidatos, por meio de iniciativa de grupo independente da comunidade do Campus Universitário do Araguaia, a atividade será realizada na próxima segunda-feira (30), às 19:30h entre os candidatos.

Como avalia os organizadores, em nota enviada para a Agência Focaia, o "debate será uma oportunidade para ouvir e comparar as propostas dos candidatos. Além disso, a comissão organizadora do debate está recebendo questões da comunidade universitária por meio de formulário próprio. A atividade será gravada e disponibilizada posteriormente para a comunidade acadêmica, pelo youtube.

"Todos os candidatos já confirmaram a participação no debate, que terá 5 fases: apresentação; rodada de perguntas da comunidade; pergunta entre os candidatos; nova rodada de perguntas da comunidade; e fala de encerramento," acrescenta a nota.

 

Calendário eleitoral

  • Campanha - 25/11 a 01/12
  • Debate - 30/11, às 19h30 (próxima segunda-feira)
  • Votação -  02/12 (próxima quarta-feira)
  • Apuração  -  03/12
  • Divulgação do Resultado preliminar  - 03/12
  • Divulgação do Resultado Final - 09/12


Comentários