Em tempos de isolamento social, estudantes da UFMT Araguaia criam podcast para aproximar os universitários

 Informação


Agência Focaia

Redação

Thaynara Fernandes


Estudantes da UFMT Araguaia criam programa em áudio 

para interagir e ajudar os universitários no momento 

de pandemia - Imagem: reprodução/Instagram


Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), com apoio financeiro da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFMT (PRAE/UFMT) desenvolvem o programa “Podcast Sextô”, que tem como objetivo a informação dos estudantes durante o período de isolamento social, na pandemia do novo coronavírus.

A estudante do curso de Ciências Biológicas, organizadora da atividade radiofônica, Shirlyjaine Ribeiro diz que a proposta é “discutir temáticas relevantes para a comunidade acadêmica, que tenham relação com a pandemia”.

A existência do grupo para desenvolvimento do programa, que reúne cinco estudantes, somente foi possível após a universidade mato-grossense liberar recursos por meio de edital, concedendo bolsas para realização do projeto.

Todas às sextas-feiras é disponibilizado no Spotify (plataforma digital paga, com acesso a músicas, podcasts, vídeos), no perfil do programa, seu open (abertura) de ideias no streaming, o episódio da semana.

O Podcast é um programa em áudio, com participação de convidados, objetivando debater determinados assuntos selecionados pelos universitários, com a convicção de ser de interesse da comunidade. Devido à pandemia, a gravação do episódio semanal é feito por meio de uma videoconferência entre os seus integrantes e convidados, com cada um em sua casa.

Até o momento o Sextô tem seis episódios publicados e com assuntos sobre necropolítica, isolamento social, comunidade LGBTQ+, movimento estudantil, gráficos na pandemia e vale do Araguaia e meio ambiente.

O grupo responsável pelo programa não está seguro se manterá as produções nos próximos semestres, que fica a depender da liberação de recursos da instituição e do cenário atual.  

Ribeiro tem dúvida se manterá “episódios depois que a quarentena acabar. Eu gostaria que sim, porque a ideia é muito boa. É uma programação que traz conhecimento e que você pode ouvir qualquer hora do seu dia, mesmo realizando outras atividades. Mas não sei se a PRAE vai continuar com o projeto”.

Para mais informações acesse o Instagram ou entre em contato pelo e-mail (sexto.podcast.ufmt@gmail.com).