Congressos tradicionais de comunicação serão realizados nos próximos meses, com adaptações à internet

 Eventos

 

Agência Focaia

Redação 

Marcos Antônio

 

Com a chegada do Covid-19 no Brasil, no começo do ano, eventos organizados por entidades universitárias, como o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, da sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação (INTERCOM) buscam se adaptar à internet, como única forma de manter as atividades em 2020; A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação COMPÓS também faz alterações para edição deste ano, com novos formatos de interação, totalmente voltados para as plataformas virtuais.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o distanciamento social, diante do alarmante número de contaminados que ainda vem aumentando no país, os organizadores dos eventos de destaque em comunicação deliberaram adotar definitivamente as plataformas digitais. Como é o caso da Intercom, que para este ano somente apresentará para as regiões brasileiras a categoria Expocom, no mês de outubro e logo na sequência o Intercom nacional, também por meio digital.

Segunda a diretora do evento Intercom Regiões, Professora Daniela Orta, “se não fizéssemos o congresso esse ano, os estudantes que desenvolveram trabalhos no ano passado não teriam como participar nas próximas edições”, inviabilizando a exposição de atividades acadêmicas, como trabalhos finais de cursos e atividades práticas nas disciplinas dos cursos de Jornalismo. Como avalia, haveria perdas para os estudantes que encontrar solução para divulgar e debater os resultados obtidos neste período.


Para a diretora do evento Intercom regional Centro-oeste, Daniela Ota (UFMS), 

manter para este ano, pelo menos o Expocom, permite contribuir com 

estudantes e pesquisadores. Ela que, neste segundo semestre, deixou o cargo, 

assumindo o professor Luãn Chagas (UFMT). Imagem: Arquivo Focaia.

 

Havendo também a suspensão das aulas presenciais e os empecilhos na realização das atividades acadêmicas dentro das universidades, “a Intercom entende ser importante manter os congressos em outro formato e adequando as atividades para o modo virtual, como forma de contribuir para o fortalecimento das atividades científicas e a convivência entre os pesquisadores”, pontua Daniela Orta.

Ainda seja uma novidade, diretores e organizadores de eventos acadêmicos encontram maneiras que atenda às necessidades universitárias, dentro dos cursos de graduação e pós-graduação. A comunidade acadêmica, em muitas instituições de ensino brasileiras desenvolvem atividades virtuais, evitando que os estudantes percam o ano letivo em meio ao período de isolamento, ocasionado pela pandemia.

“Novas tecnologias estão constantes no mundo acadêmico. Eu acredito que os professores estão tendo que se adaptar as plataformas midiáticas, em um primeiro momento para poderem ministrar as aulas. No caso dos congressos, também será uma grande adaptação. Não é uma novidade às conferências on-line, porém não havia constância, ou seja, não havia o indicativo de que elas seriam a única forma de podermos trabalhar e realizar os congressos, ” avalia Orta.

A Intercom nacional mantém as atividades tradicionais, mesmo que na plataforma virtual, com oficinas, mesas, palestras, Divisões Temáticas (DTs). O evento será realizado entre os dias 01 a 30 de outubro, com inscrições entre os dias 29 de julho.


Em 2019, a Agência de Jornalismo Focaia da UFMT, Campus Araguaia, 

recebeu o troféu na categoria Agência Junior, na cidade de Goiânia 

– Centro-Oeste.  Imagem: Barbara Argolo.

 

Compós

O Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) segue a mesma proposta de trabalho para o evento, com evento em plataforma digital. Segundo coordenador do evento, o professor Marcos Paulo, “as novas tecnologias de comunicação e informação trazem novas possibilidades ao meio acadêmico, facilitando a comunicação entre os pares e potencializando novas formas de interação. ”

Entretanto, o coordenador acrescenta que “tais avanços não significam a substituição propriamente dita das atividades presenciais,” uma forma de resolver um problema que surge no tempo de pandemia e isolamento social.

O COMPÓS 2020 ocorre na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) planejado para ser presencial, seguirá com atividades remotas, a ser realizado entre os dias 24 e 27 de novembro. A decisão saiu de deliberação do conselho ordinário da associação em julho, que reúne 58 programas de pós-graduação no campo da Comunicação por todo o país.