70 dos 88 cursos de graduação da UFMT aderiram às aulas a distância, que tiveram início nesta segunda

Volta às aulas

Agência Focaia

Redação

Júlia Viana


A Universidade Federal do Mato Grosso retornou nesta segunda-feira (10), as aulas a distância através da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outros meios, como vídeos no Youtube. Nos quatro campi da UFMT, 70 do total de 88 cursos de graduação aderiram à flexibilização curricular, conforme informações no site da UFMT. 

 

Nesta segunda-feira iniciaram as aulas a distância na UFMT, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Imagem: reprodução SITE UFMT.   

 

 Os estudantes terão acesso às atividades acadêmicas do calendário suplementar para o semestre letivo 2020/1 flexibilizadas, com componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Para a estudante do quinto semestre de biomedicina do campus Araguaia, Gabriella Rocha, não se sabe ainda como será o funcionamento das matérias e das aulas, o formato e as estratégias, porém está otimista, tentando reduzir os danos desse período. 

“O momento atual que estamos vivendo é de incertezas e de coisas ruins, acredito que por mais que a flexibilização não fosse a melhor opção e não fosse o esperado pela maioria das pessoas, é o que temos no momento para minimizar danos e não seguirmos com um EaD total.”  

Segundo a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Flávia Giordano, a expectativa quanto a qualidade de ensino por TICs é que elas cumpram com o seu objetivo de aprendizagem, "acreditamos que houve um período considerável para que os professores pudessem planejar o conteúdo de acordo com a adequação a essa modalidade, trazendo um conteúdo que cumpra com o esperado pelos alunos que se matricularam", disse a estudante. 

“O momento pelo qual estamos passando ainda é muito critico, atingimos a marca de 100 mil mortos a poucos dias, com os números crescendo, os casos e óbitos ficam cada vez mais próximos de nós e esse é um fator que pode prejudicar alunos e professores no decorrer do semestre flexibilizado. Quanto aos alunos que não têm acesso ao conteúdo ser prejudicado ou não, isso vai depender de como cada colegiado aplicou a flexibilização no seu curso, essa é uma questão que deve ser observada de forma isolada" afirma Giordano. 

Visando auxiliar a permanência estudantil e o acesso ao ensino remoto, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) abriu dois editais de apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que contemplam a inclusão digital dos alunos da UFMT que terão as atividades flexibilizadas. Um deles diz respeito ao apoio financeiro para a aquisição ou locação de equipamentos e materiais de acessibilidade, o outro é voltado para o acesso à internet. 

Os interessados devem verificar os requisitos necessários para a participação no edital.

O período de ajuste de matrícula do estudante se encerra nesta terça-feira (11). O ajuste deve ser feito por todos os veteranos através da plataforma SIGA, não apenas para aqueles que terão disciplinas flexibilizadas. 

Para aqueles que não conseguiram se matricular, por algum motivo, poderão fazer a inclusão de disciplina na sua matrícula no reajuste do coordenador, que ocorre entre os dia 14 e 18, deste mês, por meio do processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), de acordo com o calendário complementar da UFMT para o período de oferta de disciplinas flexibilizadas.