Atual reitor da UFMT vence consulta interna por 67% dos votos para continuar no cargo, mas a decisão final é do Colégio Eleitoral e de Bolsonaro
Na contagem, ainda no sábado (25), como resultado final, a chapa 2 “Somos Todos da UFMT,” venceu com 3 497 votos, obtendo 67% da votação.
Após a consulta o Colégio Eleitoral Especial iniciou nesta segunda-feira (27) a definição da lista tríplice com votação os seus membros, após consultas às bases, nos quatro Campi da universidade mato-grossense para indicação do nome para a reitoria da universidade mato-grossense. O presidente Bolsonaro, no entanto, é quem fará a escolha do novo reitor da UFMT, ao final do processo.
Conforme Resolução de julho deste ano, referente aos procedimentos do Colégio Eleitoral Especial, formado por membros de três instâncias superiores da universidade, Conselho Diretor, Conselho Universitário e Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, concluída a votação dos membros da entidade, a lista tríplice deverá ser enviada ao MEC, com dados do currículo dos candidatos a reitor da UFMT.
"Encerrada a votação e proclamado o resultado, o Presidente encaminhará a lista tríplice para o cargo de Reitor (a) ao Ministério da Educação, acompanhada do “curriculum Lattes” de cada um dos eleitos, que deverá ser encaminhado à Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar do dia da realização da votação.
Apesar do resultado da consulta com ampla vantagem para o atual reitor internamente, a indicação de um nome ainda é incerta, analisando procedimento adotados pelo governo em outras consultas para gestão de órgãos federais, como é o caso das instituições de ensino superior públicas.
A chapa 1, “Juntos Somos + UFMT”, composta por Danieli Backes e Sandra Negri, avalia que o processo eleitoral está apenas iniciando, nesta fase do Colégio Eleitoral Especial, mesmo diante dos resultados da consulta dar vantagem para o atual reitor, de permanecer no cargo para mais quatro anos.
Como destaca Negri o processo eleitoral começou na segunda-feira, "tecnicamente e juridicamente”. Conforme o presidente da entidade Luiz Alberto Esteves Scaloppe, o processo eleitoral para escolha se inicia no momento da votação do Colégio eleitoral. Somente "após essa Consulta, terá um reitor e vice escolhido por nós, se o processo for cumprido, e não foi definido o reitor ainda.
O candidato da chapa "UFMT 50 anos: Renovada com ousadia, coragem e união pela educação!", Alexandre Machado afirma estar satisfeito com o resultado da votação, que ainda não está encerrado, cujo processo somente será concluído após escolha e nomeação pelo Presidente, não descartando atingir os objetivos de chegar ao cargo de reitor.
“A todos os poucos votos que tive, tenho certeza de que foram conscientes, agradeço muito, fazem muita diferença, muito mais que uma quantidade acéfala,” avalia.
“Como vai ter continuidade, eu já coloco meu nome à disposição, se o Presidente me escolher irei aceitar, porque acredito que temos boas propostas para instituição, as melhores. Tenho certeza de que nós podemos elevar o nível desta instituição,” afirmou Machado.
Ele acrescenta que se for o escolhido irá pensar, amadurecer a ideia. Mas a tendência é aceitar a confiança do governo, diz. Contudo, argumenta que não pretende se candidatar numa próxima eleição.
A Agência Focaia entrou em contato com chapa Vencedora, do atual reitor, Evandro Silva e Rosaline Lunardi, mas não houve resposta até o fechamento desta reportagem.
Resultados da Consulta
·
Professores
Junt@s Somos + UFMT: 239
Somos Todos da UFM: 862
UFMT 50 anos: Renovada com ousadia, coragem e união pela educação!: 104
· Estudantes
Junt@s Somos + UFMT : 719
Somos Todos da UFMT: 2 064
UFMT 50 anos: Renovada com ousadia, coragem e união pela educação!: 246
· Servidores Técnicos
Junt@s Somos + UFMT: 233
Somos Todos da UFMT: 571
UFMT 50 anos: Renovada com ousadia, coragem e união pela educação!: 20