UFMT adia para próxima terça-feira decisão sobre retorno das aula com ensino a distância

Política educacional

Agência Focaia
Redação
Júlia Viana

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá - Imagem: Reprodução.


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  mais uma vez não chegou à decisão sobre retorno às aulas, com ensino a distância. A reunião por videoconferência foi realizada na última segunda-feira (8), quando o Conselheiro discente do Campus Cuiabá, Wesley da Mata, pediu vistas, de modo a ter mais tempo para análise do processo.

Na discussão foi considerado pelos conselheiros a falta de pareceres técnicos da Procuradoria Geral Federal (PGF), Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), Secretaria de Tecnologia e Informação (STI), Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), considerados necessários para que se chegue à decisão final. 

Para a volta às aulas na universidade mato-grossense, durante este período de pandemia da CONVID-19, será necessário aprovação da chamada flexibilização de componentes curriculares pelo conselho. Se aprovada, os cursos de graduação possam à análise sobre a ofertada das disciplinas para os estudantes, referente ao primeiro semestre letivo de 2020.

Nova reunião será realizada na próxima terça-feira (16) para debate e decisão da questão. Na UFMT, as aulas estavam planejadas para iniciar este ano em 13 de abril, mas foram adiadas, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações.  

As atividades de pesquisa e extensão permanecem ativas, com atividades em laboratórios para desenvolvimento de experimentos que não podem ser interrompidos.