UFMT suspende atividades presenciais nos campi, e discute adesão ao ensino a distância durante a pandemia

  Coronavírus

Agência Focaia
Reportagem

Júlia Viana

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal de Mato Grosso suspendeu o calendário das atividades presenciais de ensino de graduação e pós-graduação por período indeterminado, após reunião realizada ainda no início deste mês. O motivo da medida é a prevenção à transmissão do novo coronavírus, no retorno às atividades em sala de aula, seguindo orientação do Ministério de Saúde. 

Conforme ficou decidido serão realizadas discussões quinzenalmente para definição de nova data, dependendo de análises de comitê formado para acompanhar a evolução da COVID-19. No entanto, com o objetivo de minimizar a perda do semestre letivo, a universidade propõe a retomada de alguns conteúdos da graduação por meio de aulas virtuais, para análise da comunidade acadêmica.


UFMT mantém suspensão das atividades presenciais para evitar a transmissão da COVID-19
na comunidade acadêmica. Imagem: Adailson Pereira.


De acordo com a professora de Jornalismo da UFMT Araguaia, Jociene Ferreira, “somente as aulas presenciais não estão em pleno funcionamento, no entanto, todas as outras atividades estão ocorrendo de forma remota. Não vejo prejuízos com o trabalho remoto que a UFMT vem realizando.” A Universidade continua funcionando com suas atividades administrativas através do teletrabalho, no entanto, sem a presença de estudantes em atividades pedagógicas nos campi. 

A professora afirma que está de acordo da suspensão de atividades presenciais, por entender que o momento ainda é crítico, um problema de saúde pública em que todos estão sujeitos a doença, em tempo de pandemia no Brasil. “No entanto, acredito que poderíamos, ao menos, tentar iniciar o semestre com o ensino remoto. Iria ser um desafio para professores e alunos”, avalia. Segunda ela, seria um caminho viável, a exemplo de outras instituições com aulas virtuais que vêm dando certo. 

Aulas virtuais

Após a suspensão das aulas presenciais, a UFMT põe em discussão a possibilidade de flexibilizar a oferta de componentes curriculares, através de aulas virtuais com conteúdos dos cursos oferecidas em sistema online. Há resistência de professores da universidade que avaliam haver falta de estrutura da própria instituição, para oferecer condições para aulas virtuais, temendo que parte dos estudantes não possa dispor de recursos para acompanhar as atividades. Uma solução deverá sair na reunião do CONSEPE, na próxima semana, após consulta à comunidade acadêmica.sobre a proposta.
  
De acordo com o Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão do Diretório Central dos Estudantes, Gustavo Cardinal, o DCE/Araguaia foi notificado formalmente sobre a nova proposta de flexibilização de ensino-aprendizagem, apresentada pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, nesta semana. A universidade mato-grossense, conforme reivindica a PROEG, pretende flexibilizar o ensino a distância durante o período de pandemia, pensando no retorno das atividades presenciais mais adiante, minimizando prejuízos para os estudantes afastados dos campi, sem aulas, cujo retorno dependerá de avaliações sobre transmissão da COVID-19. 

No entanto, os estudantes também avaliam que há falta de estrutura da universidade para oferecer computadores e acesso à internet para parte dos alunos. A maioria de centros acadêmicos da Universidade se posicionou contra a adesão dessa medida na primeira consulta, assim como os professores, questão que volta a ser analisada pelos Centros Acadêmicos e cursos da UFMT, nestes dias. A PROEG solicita que professores e estudantes decidam por posicionamento até o dia 20 de maio, para apreciação pelos membros do CONSEPE, para então, se aprovada como propõe, dar início a retomada das aulas para alguns conteúdos da graduação.