Time de basquete da UFMT/CUA é destaque no JUM’s e atletas reclamam da falta de apoio e reconhecimento


Esportes

Agência Focaia
Reportagem
Izadora Viana


O evento universitário de esportes, Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’s), que envolve equipes de universidades brasileiras do estado de Mato Grosso, realizado nos dias 19 a 21 de abril do ano passado em Cuiabá, teve um significado especial para os atletas da UFMT devido à comemoração dos 300 anos da capital. O evento contou com mais de 600 pessoas inscritas e com participação de cerca de 50 times, nas categorias coletivas masculinas e femininas e entre as modalidades disputadas: futsal, handebol, voleibol e basquetebol.

A Universidade Federal de Mato Groso, campus Araguaia, ganhou o prêmio de eficiência esportiva em terceiro lugar, numa disputa com outras cidades do estado, como Cuiabá, que acabou ficando em primeiro lugar. O prêmio foi entregue pela a Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU).



Membros do time de basquete que participaram e ficaram em 3º lugar, ganhando 
o prêmio de eficiência esportiva – Imagem reprodução


A equipe de basquete, que leva o nome da UFMT Araguaia, representou a cidade de Barra do Garças nessa competição. Contando com jogadores de diferentes cursos do campus, como Ciências da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil e Jornalismo. O resultado dos jogos para o time do Araguaia não chegou por acaso, exigindo treinamento do grupo todas as quartas-feiras no ginásio do Pontal.

A UFMT disponibilizou recursos para que os alunos fossem à competição em Cuiabá, como transporte, alimentação e hospedagem, porém não deu atenção aos treinadores para os times ao longo do ano. Conforme o atleta da UFMT/CUA, do curso de Jornalismo João Pedro Donadel, para o time de basquete a preparação ficou a desejar na conquista dos primeiros lugares. Os próprios alunos se responsabilizaram para a parte técnica, tática e física, sem estrutura adequada.

A conquista

Questionado sobre a importância da premiação Donadel disse que a participação da equipe permitiu “visibilidade enorme no esporte do campus, pois foi o primeiro título universitário do campus Araguaia em nível estadual.” Segundo ele depois da conquista mais atletas querem participar do time.

“Para os atletas que venceram, conhecemos um novo mundo indo ao brasileiro, com faculdades mais capacitadas e times acostumados aquele nível de competição. Nós aprendemos bastante com nossos erros e aproveitamos a experiência para fortalecer o time e voltar nesse ano buscando mais conquistas.”

Estudante de Enfermagem da UFMT/CUA, que também participa do time de basquete, Lucas Garcia, disse que o prêmio eficiência esportiva veio “creio eu, que pelo título inédito e pelo trabalho apresentado durante o ano. E nesse ano de 2020 vamos fortes mais uma vez para chegar novamente no Brasileiro.”

Nesse ano, o time pretende ir ainda mais longe. A preparação para o ano de 2020 já havia começado, porém devido a pandemia causada pelo coronavírus, os treinamentos foram suspensos.

Ainda que haja expectativas dos atletas da UFMT/CUA para este ano, Donadel faz um alerta: “Se não houvesse um grupo de alunos que luta constantemente pelo esporte na instituição, ele já tinha morrido. Não recebemos o apoio que merecemos da instituição, a cidade não conta com investidores no esporte e tudo que é conseguido é feito através do suor daqueles que participam assiduamente dos treinos e da logística esportiva, os próprios alunos.”

O atleta reclama da falta de reconhecimento da universidade mato-grossense pelo esforço e resultado dos jogos para os seus competidores. Acrescenta, “nós alunos fomos considerados a terceira melhor instituição em excelência esportiva em 2019 pela FMEU e não recebemos míseros parabéns da UFMT. E quem carregou o nome no título foi a instituição, e não os alunos”, critica.