Evento
acadêmico
Agência Focaia
Redação
Barbara
Argôlo
Turma da primeira
edição de trabalho para formação em libras. Nesta segunda fase, serão 40
participantes que se dedicam ao aprimoramento sobre a língua de sinais. Imagem: arquivo
Na
UFMT será realizado nesta segunda-feira (10) às 7h30, na sala-auditório 223, palestra
sobre a conscientização da importância da acessibilidade em libras na educação,
com o objetivo de conscientizar e formar educadores para a inclusão de pessoas
com surdez no espaço escolar. A atividade faz parte do projeto “Divulgação e
Ensino de Libras”, desenvolvido por grupos de trabalho da universidade
mato-grossense.
De
acordo com a técnica tradutora e intérprete de libras da Universidade Federal
de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), coordenadora do trabalho, Neila
Cristina de Lima Martins, a finalidade do projeto é divulgar a libras como
sendo a segunda língua oficial mais falada no Brasil.
“Desde
2002 tem uma Lei (10.436/02) que obriga todos os estabelecimentos públicos a
contarem com acessibilidade em libras que se dará por meio de intérprete ou
funcionários que são qualificados na língua de sinais,” esclarece. Martins
ressalta ainda que, apesar da legislação específica, “falta ainda muita
divulgação e consciência nas pessoas.”
O
projeto que está em seu segundo ano, segundo a intérprete, e nesta fase serão 40
alunos que integram o nível 2, no aprendizado da língua de sinais. Martins lembra
ainda que a própria universidade, apesar de ter políticas inclusivas em relação
à comunidade surda, não está preparada para atender essa demanda. “Servidores e
técnicos não estão capacitados para atender alunos surdos”, avalia.
Além
de palestras de divulgação sobre a língua de sinais, o projeto de extensão mantém
parcerias com empresas para capacitação de funcionários no atendimento às
necessidades daqueles que necessitam de intérpretes em Libras, uma vez que a
maioria não sabe ainda o português, que para eles é uma segunda língua, diz
Martins.
As
inscrições para o evento se encerraram, o qual terá como participantes alunos de
graduação da universidade e comunidade em geral.