Estudantes realizam campanha Caixinha Solidária para arrecadação de itens de higiene pessoal


Solidariedade 


Agência Focaia
Redação
Izadora Viana

O coletivo feminista do Campus Universitário Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA), realiza campanha “Caixinhas Solidárias”, que visa arrecadação, nas próximos semanas, de itens como absorventes, desodorante, remédios e preservativos, com a atenção devida à data de validade monitorada dos produtos. Várias caixas serão postas em diversos banheiros da universidade com os itens de necessidade feminina.


    Alunas integrantes do Coletivo Por Todas, ao final de uma roda de conversa 
promovida por alunas do 2° ano da Escola Eurico Gaspar Dutra, - imagem reprodução.



A estudante do curso de Jornalismo, Layra Santana, membro do Coletivo Por Todas conta que as caixinhas solidárias já haviam sido vistas em outros blocos da universidade, mas por falta de colaboração, não durava muito tempo. Foi a partir disso, que o coletivo viu a necessidade de dar continuidade à campanha. "A ideia já havia sido discutida muito antes, no início do coletivo em 2017, mas agora vai ser colocada em prática," destaca.

Santana acrescenta que ela mesma já precisou fazer uso das caixinhas, repentinamente. “Eu, por exemplo, passo muito tempo na UF, às vezes saio de manhã de casa e só volto à noite e várias vezes já me peguei desprevenida, precisando de um absorvente e não tinha. Então a intenção é incentivar a disponibilização desses itens nas caixinhas e estender isso para os dois campi, de Barra e Pontal”.

A campanha tem como objetivo promover a mobilização solidária entre as estudantes nas trocas de itens de uso indispensável, que nem sempre estão à disposição, criando também um ambiente de empatia entre as universitárias. Como afirma a representante do coletivo feminista, as caixinhas solidárias serão colaborativas. Quem pegar algum item também pode deixar outro para ser utilizado por outra estudante, “deste modo, ajudando a manter e a incentivar esse ciclo de ajudar umas às outras,” comenta.

A campanha tem recebido doações da comunidade acadêmica, aderindo à proposta solidária. No momento, os membros do grupo feminista fazem arrecadação de caixinhas que sejam resistentes a água, por ficarem exposta na pia do banheiro.

A coleta de  caixinhas e dos outros produtos de higiene é coordenada pelas estudantes  Layra Santana e a Khryst Serpa. O local de entrega de doações para a campanha solidária é o bloco de Jornalismo, no período noturno.