Protegido por Lei Parque Serra Azul mantém vigilância constante para evitar uso exploratório da sua biodiversidade

Meio ambiente

Agência Focaia
Reportagem
Júlia Viana


O Parque Estadual da Serra Azul é rico em biodiversidade e abrange uma área de 11.002,34 hectares que corresponde a diversas nascentes, áreas de relevo acidentado com vegetação nativa, córregos, cachoeiras, Gruta dos Pezinhos, discoporto, além de exuberante fauna e flora. Para sua preservação, o estado mantém vigilância constante para evitar a coleta de plantas nativas e exploração da biodiversidade com interesse comercial.


Área do Parque Estadual Serra Azul abriga a fauna e flora do Cerrado, com frutas nativas e 
animais exóticos protegidos. Imagem: Reprodução. 

O Parque recebe turistas e visitadores semanalmente a procura da paz da natureza e conhecimento das plantas nativas do cerrado mato-grossense. Os quais seguindo pela entrada principal encontrará 15 cachoeiras em sequência ou separadamente que podem ser visitadas diariamente

O local possui uma unidade de conservação do grupo de Proteção Integral, com uso permitido somente de seus recursos naturais, de acordo com a Lei Federal n° 9.985 de 18 de julho de 2000, que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais, apenas observação e visitação. 
Toda Unidade de Conservação (UC) está sob influência da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, referente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Dentre as diversas diretrizes e definições há ainda a classificação das UC's, que, no caso do Parque Estadual da Serra Azul, trata-se de uma UC do grupo Proteção Integral. 
As UC's desse grupo só podem ser exploradas indiretamente, como visitação nas áreas determinadas a este fim, estudos científicos, nestas especificidades. Não sendo permitida coleta de frutos, amostras de insetos, mudas de plantas, entre outros.
A equipe da Gerência do Parque Serra Azul mantém vigilância constante para coibir atos em desacordo com as regras do Parque. A visitação só é permitida na Zona de Uso Intensivo, que é a região do Parque que demanda maior atenção da equipe. 


Biodiversidade
Como afirma o analista de meio ambiente e engenheiro florestal do Parque Estadual Carlos Augusto Santos Muniz, estão na Zona de Uso Intensivo todos os atrativos turísticos de uso público do Parque, trilha das cachoeiras, escadaria, discoporto, centro de atendimento ao visitante e gruta dos pezinhos. 
O Parque Estadual da Serra Azul, por ter o cerrado como vegetação predominante, apresenta fauna característica deste bioma. Entre os mamíferos é possível destacar a anta, tamanduá (bandeira e mirim), macaco prego, veado, raposa do campo, jaguatirica, mucura, gato do mato, onça (parda e pintada), cotia e preá.
Entre os répteis são encontrados no local jaboti, calango, lagartixa e teiú. As aves de destaque são as seriemas, arara canindé, anu (preto e branco), bico de brasa, rolinha, carcará, coruja buraqueira e jacutinga.
Por ser uma região de cerrado é comum no Parque serem encontrados: pequi, jatobá, mangaba, cagaita, coroa de frade, algodãozinho, mutamba, buriti, macaúba, lobeira, cajuzinho, fava de anta, tento, olho de sogra, embaúba, dentre outras frutas nativas da serra.

Adverte Muniz que “não podem ser coletadas nada disso porque não se permite uso direto de recursos naturais em unidades de conservação do grupo de proteção integral”.
A ictiofauna ( conjunto de peixes da região) se destaca pela presença da piaba endêmica (Astyanax xavante). O Professor Fernando Pedroni da UFMT realiza pesquisas de monitoramento de fauna no Parque, mas a Gerência ainda não realiza monitoramentos dessa natureza especifica. 

Preservação

A Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul conta com um analista de meio ambiente, que é engenheiro florestal e uma gerente, que também é analista de meio ambiente e engenheira agrônoma. 

Possuem uma brigada permanente de combate e prevenção a incêndios florestais, formada por cinco brigadistas a serviço do Parque Serra Azul, um estagiário do curso de engenharia civil e uma auxiliar operacional. 
Por meio de Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Barra do Garças foi cedido cinco servidores municipais. Todos trabalham para preservação e melhoria do Parque, assim como a manutenção do bioma.