UFMT Araguaia elege representantes docentes dos institutos para o Conselho de Campus

Política universitária

Agência Focaia
Redação
Barbara Argôlo

Docentes da Universidade Federal de Matogrosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA) elegem durante os meses de outubro e novembro os seus representantes docentes para o Conselho Universitário do Araguaia para o mandato de dois anos. 

O Consua surgiu com o intuito de criar representação mais próxima do Campus, considerando que o Centro Administração da Universidade tem como sede Cuiabá, gerando demora nas decisões e dificuldades para a percepção das demandas da instituição do Araguaia.  

Consua busca celeridade em decisões administrativas do Campus Araguaia  -  
imagem Adailson Pereira.

A iniciativa também foi implementada no Campus Universitário de Sinop e Rondonópolis. Com isso, os campi visam a democratização da gestão regional, para que a comunidade acadêmica tenha participação ativa nas decisões da universidade mato-grossense.

No Campus Araguaia, os três institutos são responsáveis pelo processo eleitoral de escolhas de dois representantes que compõe a entidade. Na semana passada, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais publicou edital de inscrição dos interessados, comparecendo para o pleito os professores Edson Spenthoff (Jornalismo), que tenta a reeleição, Hugo Heleno Camilo Costa (Geografia) e Geralda Fatima de Souza Rodrigues (Letras).  

Conforme as normas estabelecidas no documento, somente professores efetivos do instituto no exercício de suas atividades acadêmicas e administrativas podem concorrer.

A votação dos novos representantes do ICHS do Consua será realizada hoje (18), quando os professores marcam suas escolhas por meio de cédula.

As urnas estarão montadas Sala de Reuniões do instituto, com votação dos docentes das 08h às 11h, 14h às 17h e das 18h às 21h. A divulgação do resultado será no dia 19 nos murais do instituto.

Outros institutos já escolheram seus representantes no mês de outubro. O Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) foram eleitos os professores Ivairton Monteiro Santos, que permanece para o seu segundo mandato, e Roberto Detomini, e no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) os professores Dilermando Pereira Lima Júnior e Carlos Alexandre Habitante.