Após 5 anos interditado, discoporto reabre em Barra do Garças, atraindo turistas e estudiosos sobre os 'vizinhos' extraterrestres


Turismo

Agência Focaia
Reportagem
Júlia Viana

Após cinco anos a Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul (GRPQ) em Barra do Garças (MT) determinou o 9 de julho deste ano como data para a reabertura do Discoporto. Um dos locais mais visitados na região pela população e turistas que chegam à cidade vindos de vários partes do Brasil. Além da política, história e misticismo que envolvem os extraterrestres, chamando a atenção de milhares de pessoas, nem tudo pode ser considerado apenas lenda, garante estudioso.

A interdição ocorreu devido a um incêndio em 2007
 que dizimou o parque atingindo e o discoporto, onde está localizado. Como medida a Promotoria de Justiça e a Secretária de Estado do Meio Ambiente (SEMA) decidiram fechar a área para visitação e preservar o local rico em biodiversidades e mata nativa.
De acordo com Carlos Augusto Santos Muniz, analista de meio ambiente e engenheiro florestal do Parque Estadual, durante o tempo em que esteve interditado, foram executadas várias obras, com reformas e adequações para a reabertura aos turistas e à população regional.
Segundo Muniz, atualmente a principal medida de preservação do discoporto é o controle de visitantes e a vigilância constante.
O discoporto consiste em um espaço em meio ao céu aberto composto por uma réplica de um disco voador, um painel que faz menção ao universo e a  figura de um enigmático extraterrestre sorridente, dentro de um círculo de pedras, dando boas-vindas aos visitantes. 

Para o jornalista, morador da cidade e estudioso da ufologia (de objetos voadores não identificados) na região, Genito Santos, a reabertura do discoporto tem grande importância para a cidade, tanto para o turismo, quanto para preservação da natureza no local. 

 Com 22 anos de existência e nos últimos 5 interditados o ’Discoporto’ do Parque Serra Azul 
de Barra do Garças reabre para visitação pública - Imagem: Reprodução. 

História e misticismo
O aeroporto para discos voadores foi um projeto apresentado pelo historiador Valdon Varjão (1923 - 2008) em setembro de 1995, e, na época, ocupava o cargo de vereador da cidade de Barra do Garças. Os membros da Câmara do Município aceitaram os argumentos do seu proponente e aprovaram a sua criação por maioria . 
Varjão convenceu os colegas ao dizer que o discoporto era uma forma de incentivar o turismo da cidade, para além disso facilitar contatos com extraterrestres, por ser edificado  uma cidade considerada mística

O discoporto foi inaugurado em abril de 1997, em Barra do Garças, numa área de 2,2 mil metros quadrados no Parque Estadual da Serra Azul, que possui 15 cachoeiras e atrações turísticas naturais, na mesma região de outra Serra, a do Roncador, que resguardada a exuberância da natureza e misticismo, com pontos altos e grutas históricas. De acordo Santos não houve investimento dos cofres público. Quem criou a estrutura foi o próprio vereador com seus recursos.

Os relatos sobre os óvnis na cidade envolvem a Serra do Roncador, que tem início na cidade mato-grossense e vai até o Sul do Pará. O lugar possui cachoeiras, trilhas e grutas, considerado místico por grande parte da comunidade local e um dos pontos que chamam a atenção dos milhares de turistas que chegam à cidade, mas protegido pelas comunidades regionais, exigindo providências do estado para algum descontrole ambiental. 


 Aeroporto de alienígenas, na cidade de Barra do Garças que tem um dia dedicado aos ETs, 
celebrado no segundo domingo de julho – imagem reprodução

Visitas extraterrestres
A cidade recebeu ao longo dos anos destaque nas produções de reportagens internacionais, muitas delas com referência ao discoporto, atraindo o turismo para a cidade, despertando a curiosidade ainda mais das pessoas do país a conhecer a cidade, tanto pela natureza quanto por interesses ufológicos.  
A Câmara de Vereadores da cidade aprovou no dia 28 de setembro de 2015, em forma de projeto de lei, que o segundo domingo de julho será dedicado à comemoração ao Dia do Extraterrestre, com tempo para ser oferecido homenagens aos ETs, uma estratégia dos representantes da municipalidade em favorecer o turismo no Parque Estadual Serra Azul. 
Como relata Santos, nem tudo é apenas de lenda sobre extraterrestres com voos pela região, ele que sempre está à procura de mais conhecimento sobre os óvnis no interior de Mato-Grosso. Em suas atividades profissionais diz que se deparou com objeto não identificado nos céus do município de Barra do Garças. 
"Fui fazer uma gravação de audiovisual na Serra do Roncador, no ano de 2010 gravando naquela região, fui surpreendido por um objeto muito interessante, parecido com um óvni no céu, um fenômeno diferente de tudo aquilo que já vi no espaço aéreo e que já presenciei. Tive uma sensação de que realmente, tudo o que se fala sobre a região, seja verdade”, afirma emocionado.