Estudantes e professores se reúnem no Porto do Baé para I Feira de Ciências das escolas de ensino básico de Barra do Garças

Ciência

Agência Focaia
Redação
Nathalia Gonçalves




Estudante de química da UFMT preparando peça de projeto para a Feira de Ciência 
de Barra do Garças. Imagem: Reprodução



A primeira Feira de Ciências da cidade de Barra do Garças (MT) ocorre nesta quinta (24), a partir das 13h e sexta (25), com retorno às 7h, na arena do Porto do Baé. O projeto teve a iniciativa dos professores do curso de Química, em parceria com Biologia, Física, Educação Física e Jornalismo, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

O evento conta com exposições de trabalhos científicos dos estudantes do Ensino Básico e apresentações culturais, com a banda Coco do Cerrado, grupo de dança Encontros (IFMT/CUA), Teatro Fazendo Artes, Coral da UFMT e grupo de dança da UFMT/CUA, além da dupla Douglas e Danilo.

Conforme os organizadores, o objetivo é criar um espaço de divulgação da ciência, com trocas de conhecimentos científicos entre estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior.

De acordo com o professor do curso de química e um dos idealizadores do projeto, Eduardo Muller, a ideia surgiu de um edital lançado pelo CNPq em 2018. “Fizemos alguns experimentos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia naquele ano, e aquela mostra nos fez querer organizar uma feira maior e mais expressiva”, contou.

Na programação serão 41 trabalhos apresentados nos dois dias de evento e haverá visitação de 14 escolas, passando por lá cerca de 700 alunos, somados aos professores e comunidade em geral, como conta Muller.

“Nossa expectativa é de muita interação, por meio das quais haverá ampliação dos debates que elucidam os fenômenos em exposição, conduzindo o visitante à compreensão, não só do fenômeno em si, mas também da sua relação com o cotidiano social. Nesse contexto, o aprendizado e a motivação para a ciência acontecem com relevante expressão”, destacou.

Muller destaca entre os trabalhos científicos inscritos na Feira de Ciências, o "Som em Chamas", que proporciona aos deficientes auditivos o conhecimento de propagação de ondas utilizando música e fogo! A propagação do som ocorre dentro de um tubo de PVC, cheio de gás, e nele há pequenos orifícios na parte superior por onde o gás sai e forma a chama externa. 

“A onda, ao ser lançada para dentro do tubo, projeta o movimento de sua propagação nas chamas do lado externo”, destaca o professor.

Horários

A primeira Feira de Ciências da cidade de Barra do Garças inicia amanhã, das 13h às 22h, com intervalo entre 17h às 19h. 

Na sexta as atividades começam às 7h e se estendem até 17h, com intervalo das 11h às 13h. Neste dia, serão escolhidos dois melhores trabalhos com premiação de troféus, medalhas e uma viagem científica à Cuiabá.