Coral UFMT Araguaia completa 19 anos de atividade na região


Música

Agência Focaia
Redação
Nathália Gonçalves


Concerto da peça de Waldemar Henrique do Coral UFMT Araguaia, na Câmara Municipal de Barra do 
Garças - MT, no mês de agosto - Imagem: Reprodução.


O Coral UFMT Araguaia comemora 19 anos de criação na próxima sexta-feira (6). Durante esse período, foram cerca 300 apresentações ao público externo e interno da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Além disso, 300 peças já foram orquestradas pelo grupo, com uma soma de 350 coralistas ao longo desses anos, que inclui discentes, servidores da instituição e membros da comunidade local.

De acordo com o professor regente do coral, Marco Donisete de Campos, o coral no contribui na formação global dos estudantes, da comunidade interna da universidade mato-grossense. “É um local de encontro, onde alunos de quase todos os cursos, se reúnem e tem contato com alunos de cursos de áreas completamente diferentes. O coral, portanto, é um local de inclusão, porque não fazemos diferença de religião, gênero ou curso que o aluno faz”, destacou.

Campos explica que o coral oferece alternativa ao gênero cultural, proporcionando músicas boas, “lançando repertório novo, no sentido de cantores não tão conhecidos, peças de qualidade faz com que seja esse o nosso legado”.

Com a experiência de 28 anos de regência, Campos afirma que “o coral é um momento de oásis, o desejo é que as pessoas saiam daqueles 40 minutos de apresentação melhores do que quando entraram.”

Para o coralista, Dalton Peres, todos que entram na universidade enfrentam problemas em relação ao estudo, e a atividade musical oferece uma distração deste cotidiano acadêmico. “É um ambiente pesado, pois muitos pensam que o seu futuro estará decidido naquele diploma. O Coral serve como uma válvula de escape. Música acalma, alegra o coração e dá sentido à vida. É um analgésico natural, sem contraindicações e sem efeitos colaterais. Todos que gostam de música deveriam comparecer aos ensaios pelo menos uma vez durante a graduação”.

Peres analisa que o legado do Coral pode ser visto como resistência, nacionalismo e revolução. “Resistência, pois permanece de pé há 19 anos dividindo o mesmo espaço com o sucesso das músicas contemporâneas; Nacionalismo, pois relembra músicas nacionais que possuem um fantástico valor harmônico, poético e melódico. Revolução, pois, muitas dessas músicas contêm críticas da época que foram elaboradas”, avalia.

O processo de produção dos concertos são todos feitos com bastante antecedência, porque os arranjos das músicas são comprados ou disponibilizados por músicos de renome.

Peres alega que o ambiente de ensaios é descontraído e os alunos também contribuem para a formação do concerto. “Todo o estudo de divisão de vozes, como soprano, contralto, tenor, baixo, tem participação dos alunos. Contamos também com colaboradores como o professor de música e produtor musical Djseison Freitas, que cria alguns dos arranjos e transcreve a músicas para as partituras tocadas pela pianista e Professora Doutora Maria Fernanda”.

Membros da atual fase do Coral da UFMT Araguaia, que completa 19 de atividades com apresentações em cidades da região - Imagem: Reprodução.

19 anos de História

Na década de 1990, o Coral já existia por iniciativa da professora Braulina Silva Morbeck. Durante essa época, a professora Dorothy Konig, regente do Coral na UFMT Cuiabá, vinha ao Campus Universitário do Araguaia, acompanhada de estudantes do curso de Música da capital e recebiam o apoio de músicos locais. Esse trabalho durou até 1998.

No ano de 2000, com a recém-chegada de Marco Donisete de Campos à UFMT Araguaia, o projeto deu início a uma nova fase. A princípio, Campos tomou a frente do projeto de extensão, que na época tinha uma linha voltada ao trabalho voluntário com os idosos.

Com o passar dos anos, o Coral tomou a sua atual identidade, agregando discentes e pessoas da comunidade externa. Durante os seus 19 anos, já passaram pela regência, cerca de quatro profissionais, além de Campos.

De acordo o egresso do curso de Jornalismo e ex-coralista, Rafael Vasconcelos (Vasco), o Coral UFMT Araguaia é de relevância não apenas para a UFMT, mas também para toda a comunidade externa à universidade, “pois leva a cultura local para diversos públicos através da música, entretendo e mantendo viva a arte do Araguaia”, destaca.

Vasconcelos além de coralista, participou da assessoria do Coral entre os anos de 2016 a 2018 e afirma ter sido importante para a sua formação acadêmica. “Foi essencial para me apresentar a possibilidade de poder trabalhar com esta área da comunicação. No âmbito pessoal, foi gratificante ter contato com pessoas generosas e de grande talento. Por todas estas razões, acredito que a experiência de trabalhar nesta assessoria tenha sido extremamente construtiva”.

O Coral UFMT Araguaia agrega sempre novos coralistas. As reuniões acontecem todas as terças, quartas e quintas, no horário entre 12h à 13h30, n
a sala 223 no bloco copiadora na Unidade Universitária da UFMT de Barra do Garças - MT.