Revista Panorâmica, da UFMT Araguaia, eleva classificação na qualidade científica

Comunicação

Agência Focaia
Redação 
Júlia Viana

A revista eletrônica Panorâmica da Universidade Federal do Mato Grosso Campus Araguaia, neste ano ganha reconhecimento pelo Capes para maior índice de qualidade, como a classificação de B4. Subindo dois degraus rumo à excelência, tornando um periódico de importância internacional, aumentando assim seu interesse pelos autores, com vistas à formação de currículo acadêmico e de pesquisador.


    
Capa da última edição online produzida 
pela Revista Panorâmica, disponível no site. 
Imagem: Reprodução.

A revista é semestral coordenada pela professora Egeslaine de Nez (UFMT/CUA), com publicação em formato online produzida na universidade, desde 2011. A publicação recebe artigos de todo país e está no volume 28.

A revista, como afirma Nez, foi qualificada no Qualis-Períodico, que é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere a artigos publicados em periódicos científicos, do qual a Panorâmica faz parte.

A classificação é realizada por consultores de cada área de avaliação, seguindo critérios previamente definidos que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. o Qualis avalia a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade periódicos científicos.

 A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, do mais elevado ao peso zero na avaliação. Assim, as revistas são classificadas em: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

Segundo Nez, a função do Qualis é exclusivamente avaliar a produção cientifica dos programas de graduação, e possui um aplicativo para consultar o Qualis das áreas, chamado de WebQualis.