Olhares do Araguaia e NPD realizaram no mês de maio oficinas de qualificações audiovisual

Acadêmico


Agência Focaia 
Redação  
Hanany Cardoso 





Gravação de cena para oficina de atores, na UFMT, unidade universitária de Barra do 
Garças - acervo NPD

Em parceria ao Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (UFMT/CUA), o projeto ‘Olhares do Araguaia’ realiza, durante todo mês de maio, oficinas com os temas: pesquisa e roteiro, formação de ator para cinema e vídeo, edição e pós-produção e direção.  As oficinas foram abertas à comunidade interna e externa do Campus, disponibilizando 20 vagas em todas os encontros. 

A última atividade do Olhares do Araguaia está relacionada à produção de documentários em Barra do Garças, e outra na cidade de Araguaiana MT, com oficinas de “Fotografia e Vídeo”. 

Segundo a coordenadora do projeto, jornalista Carina Andrade Benedeti, nos encontros de audiovisuais foram discutidos questões como, o que é o documentário e quais as possibilidades; o que é a pesquisa para o documentário e suas diversas características; o roteiro pensado antes da produção e depois da captação de imagens; o roteiro final  e a criação, a ideia de criatividade na apresentação da narrativa no roteiro documental. 

Oficinas

A oficina de direção teve início na segunda-feira (27) e terminou nesta sexta-feira (31), na qual os participantes tiveram a oportunidade de entender à produção cinematográfica e ofício da direção. O principal objetivo, conforme os organizadores do projeto Olhares do Araguaia, foi apresentar aos estudantes as diversas possibilidades no meio.

As atividades se estenderam em outros encontros com o público. Entre os dias 20 e 24 de maio foi realizada a oficina edição e pós-produção, com pré-requisito em conhecimento básico em informática. 

Conforme o coordenador do NPD e professor do curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia, Gilson Moraes da Costa, os alunos que tinham conhecimento com o programa Software Adobe première, conseguiriam aprofundar um pouco mais nas atividades propostas, assim, tratando de nível médio e avançado.

A Formação de ator para cinema e vídeo ocorreu entre os dias 13 e 17 de maio. Por sua vez, a primeira oficina do mês tratou sobre pesquisa e roteiro, realizada entre os dias 06 e 10 de maio, também exigindo pré-requisito na justificativa dos interessados em participar