Universitários do Araguaia apoiam mobilização contra proposta de Reforma da Previdência do governo


Protestos

Agência Focaia
Redação
Júlia Tinan


Mobilização contra a reforma da Previdência ocupa ruas principais de Barra 
do Garças (MT) - Foto: João Batista


A contestação à reforma da previdência social, que está em debate para votação na Câmara dos Deputados, levou na sexta (22) milhares de pessoas às ruas do país. Na região do Araguaia os protestos foram organizados pelo Sindicato do Comércio, da Saúde, dos Trabalhadores da Educação e do Ensino Público, com participação de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia.

Os universitários decidiram participar do movimento de apoio público ao ato contra a proposta da previdência, no dia anterior ao protesto, em assembleia realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

O projeto de reforma da Previdência Social foi apresentado pelo governo ao Congresso Nacional, no dia 20 do mês passado. Entre vários pontos questionados pela opinião pública está o aumento da idade mínima para aposentadoria, de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens. 

Ganha destaque nos protestos também o tempo de contribuição para os trabalhadores e instituição da chamada previdência de capitalização, levando para o setor financeiro, investimentos do trabalhador como contribuição durante período de atividade, cujos valores no futuro seriam revertidos para aposentadoria, com ganhos de capital, retirando a obrigação do Estado pelo pagamento da chamada previdência social compartilhada. 

Na assembleia estudantil, o representante do DCE, Pedro Alves, disse ser “muito importante que a gente se posicione diante dessa proposta, que vai nos atingir também”, demonstrando a posição contrária dos estudantes à proposta do governo, quanto a reforma da previdência. Ao final, na votação a maioria dos universitários presentes decidiram pelo ato de protesto. 

Protesto

A caminhada pelas ruas da cidade de Barra do Garças começou às 8 horas, com saída da sede do  Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP), com sede no centro da cidade mato-grossense. A mobilização na cidade atingiu os objetivos dos organizadores, de chamar a atenção da comunidade regional para a reforma previdenciária que, que segundo os organizadores, não atende a todos com justiça.

Conforme o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCB), João Batista Gonçalves, “Na minha opinião [a manifestação dos trabalhadores] teve um grande êxito. A população está descrente, mas ao mesmo tempo está sentindo na pele o que é a perda de direitos, e querendo combater isso”.

O sindicalista afirmou ainda que novos protestos devem ser realizados na região do Araguaia, destacando a importância da presença dos jovens, numa referência à participação de estudantes da universidade. “Os jovens que são o futuro do país, eles precisam lutar com a gente daqui pra frente”, discursa.