UFMT Araguaia realiza evento com temática sobre gênero e sexualidade

Evento acadêmico

Agência Focaia
Reportagem
Barbara Argôlo
Julia Tinan

Debates sobre questões de gênero fizeram parte de palestras e minicursos do evento realizado pela UFMT Araguaia -  Fotos: Barbara Argôlo

Realizado entre os dias 14 e 16 de março na Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia, o I Araguaia Interativo, que teve como tema “Educação e Saúde: um olhar através dos gêneros”. Durante os três dias de evento foram realizadas palestras com participação de pesquisadores, estudantes e profissionais ligados à temática, além de minicursos, rodas de conversas e apresentações culturais.

O Araguaia Interativo será parte de atividades realizadas anualmente pela UFMT Araguaia Campus, e para este ano entrou no calendário de atividades em atendimento à recomendação do Ministério Público Federal local, diante da denúncia de casos sobre preconceitos em sala de aula, envolvendo estudantes e professores.

Com o intuito de trazer discussões sobre diversos temas, os organizadores destacaram em um dos debates em forma de palestras, o combate à violência contra mulher proferidas por representantes da Rede de Frente e POLITEC (Perícia Oficial e identificação e Identificação Técnica), cuja temática também foi abordada em minicursos durante o evento.

No evento acadêmico outra questão de destaque foi roda de conversa, envolvendo integrantes da comunidade LGBTQ+, na discussão sobre o preconceito e a intolerância vividas pelas pessoas que pertencem a esse grupo, dentro e fora do âmbito acadêmico.
Organizador das atividades e ministrante do minicurso, Luís Antônio Bitante, ressalta a necessidade desse tipo de discussão no espaço acadêmico com participação da comunidade. “É importante a universidade promover esse debate, o falar sobre gênero e sexualidade, pra quebrar os tabus, os paradigmas que estão sendo ditos na sociedade de forma bastante equivocada”, declara.

Segundo ele, a ideia de unir os institutos da universidade, que abrigam todos os cursos de graduação da UFMT Araguaia, tem como origem o interesse dos estudantes para que houvesse uma ampliação do avaliação da própria universidade e sua dinâmica de relações internas.

“Essa ideia da unificação dos três institutos é uma demanda que parte dos discentes, são alunos e alunas que provocaram essa ideia e levaram adiante um processo de unificar, para que temas questionáveis e polêmicos, temas tabus dentro da sociedade pudessem ser debatidos por um maior número de pessoas, ampliar esse leque que a gente tem”, afirma.

Para Túlio Felipe Queiroz, estudante do curso de geografia, da UFMT/CUA, eventos como esse são essenciais para “abrir a mente das pessoas e mostrar que a universidade está dialogando sobre isso [preconceitos e identidades sociais] e que também enfrenta problemas”, elenca.

“Acreditamos que essa sociedade tem que entender que existe pluralidade e diversidade e o papel da universidade sempre foi e vai ser tratar sobre temas de relevância para abrir os olhos da sociedade” finalizou.